Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64237

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, André Antônio-
dc.contributor.authorLima, Heitor Souza-
dc.date.accessioned2025-07-09T13:33:45Z-
dc.date.available2025-07-09T13:33:45Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.date.submitted2025-07-09-
dc.identifier.citationLima, Heitor Souza. Processos de transformação de um corpo distópico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64237-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa a criação de corpos ciborgues no cinema distópico, utilizando o método de análise figural. A partir dos filmes Tetsuo: O Homem de Ferro (1989), de Shinya Tsukamoto, e Titane (2021), de Julia Ducournau, investigamos como as figuras ciborgues refletem questões de gênero, sexualidade e o impacto da tecnologia na subjetividade humana. Os resultados mostram que ambos os filmes constroem corpos em constante transformação, marcados pela violência, hibridismo e desvio sexual, servindo como figuras de ansiedades sociais e tecnológicas. Concluímos que essas representações desafiam as noções tradicionais de identidade e humanidade, destacando a complexidade das relações entre corpo, máquina e sociedade.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCinema experimentalpt_BR
dc.subjectCiborguept_BR
dc.subjectDistopiapt_BR
dc.subjectAnálise figuralpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.titleProcessos de transformação de um corpo distópicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8839567158780005pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5082481076087246pt_BR
dc.description.abstractxThis research proposes to analyze, based on the figural analysis method (from authors such as Philippe-Alain Michaud, Aby Warburg), the creation of cyborg bodies in the dystopian universe. Mainly from the films Tetsuo: The Iron Man (1989), directed by Shinya Tsukamoto, and Titane (2021), directed by Julia Ducournau, an investigation is carried out about the cyborg figures in the experimental cinema universe. We see how such figures reflect feelings present both for these artists and for a collectivity, being related to issues of gender and sexuality and the impact of technology on human subjectivity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Artes Visuais – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Artes Visuais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Heitor Souza Lima.pdf5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons