Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64292

Compartilhe esta página

Título: Dispositivo para triagem neonatal de cardiopatias congênitas
Autor(es): FREITAS, Carolina Paim Gomes de
Palavras-chave: Cardiopatia congênita crítica; Saturação de oxigênio; Oximetria de pulso arterial; Triagem universal; Onda pletismográfica
Data do documento: 29-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FREITAS, Carolina Paim Gomes de. Dispositivo para triagem neonatal de cardiopatias congênitas. 2024. Tese (Doutorado em Biologia Aplicada à Saúde) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Contexto: A oximetria de pulso é estabelecida como uma ferramenta de alta especificidade, mas moderada sensibilidade para a detecção precoce das Cardiopatias Congênitas Críticas em recém-nascidos, menos eficaz em casos sem cianose acentuada, como lesões obstrutivas do lado esquerdo. A fotopletismografia, usada para doenças vasculares em adultos, é promissora para melhorar o rastreamento da Cardiopatia Congênita Crítica, mas ainda não é um padrão clínico. Objetivo: O estudo teve como objetivo desenvolver um aparelho de dupla função (Dual-POP) que coleta dados de oximetria de pulso e fotopletismografia em membros superiores e inferiores para melhor detecção da Cardiopatia Congênita Crítica. Métodos: O protótipo foi projetado para portabilidade, uso de sensor duplo, facilidade de uso, resistência à desinfecção e exibição de dados ao vivo. Passou por quatro grandes etapas de ajuste e revisões de funcionalidade, resultando em mais de 95% de resultados satisfatórios na coleta de dados. Resultados: A montagem do protótipo passou por várias etapas para adequação a ruídos e problemas de estabilização de curvas, entre outros detalhes técnicos. Em sua versão final, 23 pacientes (20 saudáveis, 3 com coarctação da aorta) foram testados. Várias leituras foram obtidas desses pacientes. Um conjunto de dados foi descartado devido à má qualidade. As leituras de saturação de oxigênio do aparelho coincidiram com os dispositivos comerciais, com menos de 1% de variação. As curvas pletismográficas diferiram significativamente no tempo entre o braço direito e os membros inferiores, sendo a diferença mais pronunciada nos canais infravermelhos, correlacionando-se com a patologia da coarctação da aorta. Conclusões: A construção de um dispositivo que combine pletismografia e oximetria de pulso apresenta desafios, mas é alcançável. Os resultados iniciais são animadores, particularmente para detectar obstruções do lado esquerdo. Mais ensaios clínicos extensivos são necessários para determinar todo o potencial dessa abordagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64292
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Biologia Aplicada à Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Carolina Paim Gomes De Freitas.pdf2,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons