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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64335

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Título: Adequação do livro didático: um facilitador para a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual
Autor(es): SOUZA, Fernanda Ramos de
Palavras-chave: Deficiência intelectual; Adequação; Currículo emancipatório; Inclusão; Aprendizagem
Data do documento: 24-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Fernanda Ramos de. Adequação do livro didático: um facilitador para a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presente pesquisa se insere no campo de Educação e Linguagem na perspectiva inclusiva e tem como foco a adequação do livro didático como um facilitador da aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. Diante disso, o objetivo deste estudo consiste em analisar como as intervenções curriculares nas adequações do livro didático de língua portuguesa podem favorecer a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual do 5o ano da rede pública de ensino. Em relação à metodologia, esta pesquisa é de caráter qualitativo, com base em André (2013), Guerra (2014) e Bardin (1997), que fundamentaram a escolha dos instrumentos e das técnicas para o tratamento dos dados coletados. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos em quatro fases: observação, análise documental, entrevista semiestruturada e intervenção. Realizamos seis dias de observações e 18 dias de intervenções, totalizando 24 dias. Os participantes da pesquisa foram o estudante com deficiência intelectual – a quem atribuímos o nome fictício de Mateus – e a sua professora – a quem atribuímos o nome fictício de Maria. A pesquisa de campo ocorreu numa escola da rede pública de ensino, localizada na região metropolitana do Recife, em Pernambuco, que atende ao Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e garante a inclusão dos estudantes com deficiência (IBGE, 2021). No que se refere ao apoio teórico central desta pesquisa, nos fundamentamos em Vygotsky (2011), Freire (2010), Kassar (2019), Sassaki (2014), Almeida (2018), Carvalho (2009) e Zabala (1998), que abrangem desde as características que apresentam a deficiência intelectual até como devemos pensar nas práticas de ensino para a inclusão do estudante. Os resultados das discussões e intervenções nos levam a compreender que os espaços educacionais assegurados pela prática inclusiva, emancipatória e adequada às necessidades do estudante com deficiência intelectual podem garantir o processo de ensino e aprendizagem deste.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64335
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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