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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64338

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Título: O Minecraft como recurso tecnológico para explorar a geografia da natureza no Ensino Médio
Autor(es): GUERRA JUNIOR, Alessandro Augusto
Palavras-chave: Minecraft; Ensino de Geografia; Educação Tecnológica; Jogos eletrônicos; Ensino Médio
Data do documento: 20-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GUERRA JUNIOR, Alessandro Augusto. O Minecraft como recurso tecnológico para explorar a geografia da natureza no Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Os estudantes de hoje vivem em um mundo digital, onde a tecnologia desempenha um papel central em suas vidas diárias. Por outro lado, no contexto do ensino de Geografia Física ou da Natureza, caracterizado por abordagens tradicionais baseadas em abstrações, memorização e descontextualização, é necessário repensar essas práticas para torná-las mais significativas. Em resposta a esses desafios, diversas pesquisas destacam as contribuições dos jogos digitais na educação, sendo o Minecraft reconhecido como uma ferramenta de aprendizagem promissora. O jogo oferece aos alunos a oportunidade de criar, adaptar e explorar ambientes virtuais que refletem aspectos relevantes do conhecimento geográfico. Sendo assim, esse estudo objetivou identificar os princípios e desafios do uso do Minecraft como recurso tecnológico no ensino de Geografia, descrever a aplicação de uma prática pedagógica que utiliza o Minecraft como ferramenta para a construção de ambientes virtuais imersivos e verificar as contribuições do uso de ambientes virtuais imersivos no ensino de Geografia da Natureza no Ensino Médio, visando aprimorar a compreensão dos conceitos geográficos e promover uma abordagem mais envolvente e significativa para os alunos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, classificada como uma intervenção pedagógica, conduzida em uma instituição de ensino privada de Pernambuco, com a participação de 41 estudantes do 1o ano do Ensino Médio. O estudo foi composto por duas etapas: a Intervenção Pedagógica, que consistiu na aplicação do Minecraft em um episódio didático com o conteúdo "A América em Evolução", o qual os estudantes participaram da construção de ambientes virtuais que representaram conceitos geográficos relevantes, promovendo uma experiência interativa e colaborativa. A segunda etapa foi a Coleta e Análise de Dados, realizada por meio de registros dos ambientes virtuais criados no jogo, observações das interações dos estudantes e um grupo focal com parte dos participantes. Para organizar e analisar os dados, utilizou-se a abordagem de "ciclos de codificação" com o suporte do software ATLAS.ti. Os resultados mostraram que o uso do Minecraft contribui para uma experiência educacional única, permitindo que os estudantes compreendam aspectos geográficos de forma mais significativa. O jogo também facilitou o desenvolvimento de habilidades além da Geografia, como resolução de problemas, pensamento espacial, criatividade e colaboração. A atividade e os ambientes virtuais criados demonstraram o engajamento dos estudantes, facilitando a compreensão dos conceitos e promovendo uma aprendizagem mais prática e aplicada. Diante do supracitado, essa pesquisa reforça o potencial pedagógico do Minecraft para transformar o ensino de Geografia e outros componentes curriculares, até mesmo em um contexto transdisciplinar, destacando a necessidade de maior integração das tecnologias digitais ao ambiente educacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64338
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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