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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64445

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dc.contributor.advisorANDRADE, Maurício Oliveira de-
dc.contributor.authorLEITE, Karla Denise Castro-
dc.date.accessioned2025-07-17T13:41:09Z-
dc.date.available2025-07-17T13:41:09Z-
dc.date.issued2025-02-14-
dc.identifier.citationLEITE, Karla Denise Castro. Avaliação da governança de sistema de bicicletas públicas compartilhadas na perspectiva dos agentes da quádrupla hélice de inovação. 2025. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64445-
dc.description.abstractSistemas complexos, como a mobilidade urbana, requerem abordagens integradas e colaborativas para sua governança, envolvendo diferentes agentes e avaliação contínua. Nesse contexto, as bicicletas públicas compartilhadas são estratégicas para cidades sustentáveis, demandando políticas públicas articuladas. A hipótese desta pesquisa propõe que um modelo de governança colaborativa baseado na quádrupla hélice de inovação (governo, setor privado, academia e sociedade civil) e em diferentes níveis de governo, é adequado para sistemas de bicicletas públicas compartilhadas. E fatores como engajamento, confiança mútua, transparência e comunicação são cruciais para fortalecer as interações entre os agentes. A pesquisa fundamenta-se na interação das quatro hélices, analisando os mecanismos de liderança, estratégia e controle utilizados para avaliar, direcionar e monitorar a gestão pública, os quais são essenciais para garantir que o sistema de bicicletas públicas compartilhadas atenda de forma eficiente e efetiva ao interesse público a que se propõe. A metodologia é qualiquantitativa com abordagem positivista, aplicada ao BIKE PE, o único sistema no Brasil com abrangência metropolitana. Para a análise, foram coletados dados por meio de questionário aplicado a 27 tomadores de decisão envolvidos na governança do sistema, representantes das quatro hélices de inovação, além de uma pesquisa com 57 usuários do sistema, para avaliar a qualidade do serviço prestado. Documentos e atas relacionados ao sistema também foram analisados. A avaliação utiliza uma Matriz SWOT com estruturação e atribuição de valores baseada na teoria de métodos multicritérios para analisar e avaliar os mecanismos de governança na perspectiva dos agentes da quádrupla hélice, considerando os fatores de impacto dessa interação, retirados da literatura. A pesquisa busca identificar os fatores essenciais para boa governança que impactem positivamente na governança do sistema. Os resultados aplicados ao BIKE PE indicam que a comunicação e a confiança mútua são os fatores com maior impacto na governança. A liderança emerge como o mecanismo mais forte da governança do sistema, enquanto a estratégia, seguida pelo controle são as principais fragilidades. Apesar dos problemas de manutenção e logística, os usuários do sistema avaliam positivamente o serviço oferecido.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAvaliação - Mobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.subjectBicicletas públicas compartilhadaspt_BR
dc.subjectQuadrupla Hélicept_BR
dc.titleAvaliação da governança de sistema de bicicletas públicas compartilhadas na perspectiva dos agentes da quádrupla hélice de inovaçãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA NETO, Oswaldo de-
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0093267389008960pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxComplex systems, such as urban mobility, necessitate integrated and collaborative approaches to their governance, involving diverse stakeholders and continuous evaluation. Within this context, public bicycle sharing systems (PBSS) are strategically important for sustainable cities, requiring well-articulated public policies. This research hypothesizes that a collaborative governance model based on the quadruple helix of innovation (government, private sector, academia, and civil society) and encompassing multiple levels of government is well-suited for PBSS. Factors such as engagement, mutual trust, transparency, and communication are deemed crucial for strengthening interactions among stakeholders. This study is grounded in the interaction of the four helices, analyzing leadership, strategy and control mechanisms employed to assess, guide, and monitor public management. These mechanisms are essential to ensure that the PBSS efficiently and effectively serves the public interest for which it is intended. The methodology is mixed-methods (qualitative and quantitative) with a positivistic approach, applied to BIKE PE, the only PBSS in Brazil with a metropolitan scope. For the analysis, data were collected through questionnaires administered to 27 decision makers involved in the system's governance, representing the four helices of innovation, and through a survey of 57 users to evaluate service quality. Documents and minutes related to the system were also analyzed. The evaluation employs a SWOT matrix, structured and valued based on multi-criteria decision-making theory, to analyze and assess governance mechanisms from the perspective of the quadruple helix stakeholders, considering the impact factors of this interaction derived from the literature. The research seeks to identify the key factors for good governance that positively impact the system's governance. The results applied to BIKE PE indicate that communication and mutual trust are the factors with the greatest impact on governance. Leadership emerges as the strongest governance mechanism within the system, while strategy, followed by control, represent the main weaknesses. Despite maintenance and logistical challenges, system users positively evaluate the service provided.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2642296634161789pt_BR
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