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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64445
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Title: | Avaliação da governança de sistema de bicicletas públicas compartilhadas na perspectiva dos agentes da quádrupla hélice de inovação |
Authors: | LEITE, Karla Denise Castro |
Keywords: | Avaliação - Mobilidade Urbana; Governança; Bicicletas públicas compartilhadas; Quadrupla Hélice |
Issue Date: | 14-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | LEITE, Karla Denise Castro. Avaliação da governança de sistema de bicicletas públicas compartilhadas na perspectiva dos agentes da quádrupla hélice de inovação. 2025. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Sistemas complexos, como a mobilidade urbana, requerem abordagens integradas e colaborativas para sua governança, envolvendo diferentes agentes e avaliação contínua. Nesse contexto, as bicicletas públicas compartilhadas são estratégicas para cidades sustentáveis, demandando políticas públicas articuladas. A hipótese desta pesquisa propõe que um modelo de governança colaborativa baseado na quádrupla hélice de inovação (governo, setor privado, academia e sociedade civil) e em diferentes níveis de governo, é adequado para sistemas de bicicletas públicas compartilhadas. E fatores como engajamento, confiança mútua, transparência e comunicação são cruciais para fortalecer as interações entre os agentes. A pesquisa fundamenta-se na interação das quatro hélices, analisando os mecanismos de liderança, estratégia e controle utilizados para avaliar, direcionar e monitorar a gestão pública, os quais são essenciais para garantir que o sistema de bicicletas públicas compartilhadas atenda de forma eficiente e efetiva ao interesse público a que se propõe. A metodologia é qualiquantitativa com abordagem positivista, aplicada ao BIKE PE, o único sistema no Brasil com abrangência metropolitana. Para a análise, foram coletados dados por meio de questionário aplicado a 27 tomadores de decisão envolvidos na governança do sistema, representantes das quatro hélices de inovação, além de uma pesquisa com 57 usuários do sistema, para avaliar a qualidade do serviço prestado. Documentos e atas relacionados ao sistema também foram analisados. A avaliação utiliza uma Matriz SWOT com estruturação e atribuição de valores baseada na teoria de métodos multicritérios para analisar e avaliar os mecanismos de governança na perspectiva dos agentes da quádrupla hélice, considerando os fatores de impacto dessa interação, retirados da literatura. A pesquisa busca identificar os fatores essenciais para boa governança que impactem positivamente na governança do sistema. Os resultados aplicados ao BIKE PE indicam que a comunicação e a confiança mútua são os fatores com maior impacto na governança. A liderança emerge como o mecanismo mais forte da governança do sistema, enquanto a estratégia, seguida pelo controle são as principais fragilidades. Apesar dos problemas de manutenção e logística, os usuários do sistema avaliam positivamente o serviço oferecido. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64445 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Engenharia Civil |
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