Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64462

Compartilhe esta página

Título: Há memória por trás da fachada: um anteprojeto de uso misto no bairro de São José
Autor(es): SILVA, Samanta Maria Batista da
Palavras-chave: Lacunas urbanas; São José, Recife; Intervenção em preexistência; Teoria do restauro; Atributos e valores; Patrimônio construído
Data do documento: 19-Out-2024
Citação: SILVA, Samanta Maria Batista da. Há memória por trás da fachada: um anteprojeto de uso misto no bairro de São José. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O trabalho consiste no exercício projetual em um casario arruinado que, hoje, configura uma lacuna urbana. Assim, busca-se conciliar o novo com o preexistente; além de reativar o caráter residencial do recorte, tomando como ponto de partida a teoria do restauro aplicada à Projeto. Propõe-se, também: uma discussão sobre as abordagens teórico-metodológicas dedicadas a tais intervenções; uma reflexão sobre como a relação entre antigo e novo se materializou na prática; e o desenvolvimento projetual a partir dos atributos e valores específicos dos lotes. Esses são resultado de um remembramento onde, hoje, funciona um estacionamento - problema comum no bairro de São José, Recife; suas únicas remanescências são as fachadas da Rua Vidal de Negreiros - recém-reformadas, as da Avenida Dantas Barreto - substituídas. O trabalho se justifica ao contribuir com os estudos sobre intervenções contemporâneas no patrimônio construído, visando o desenvolvimento do olhar crítico e a aplicação das abordagens teórico-metodológicas desenvolvidas pela teoria do restauro. Urge, também, esse tipo de reflexão para o bairro, cujo casario têm sofrido uma incidente descaracterização; ademais, há uma demanda crescente desse tipo de projeto, principalmente motivado pelas ações de reativação dos centros históricos brasileiros. Assim, a estruturação do trabalho é feita, a priori, com uma breve discussão das principais abordagens modernas do campo da conservação, de forma a se estabelecer diretrizes para o exercício. Depois, tem-se um breve enfoque sobre os principais desafios da preservação do patrimônio no centro histórico de Recife, abordando a competição de usos e o histórico da legislação. Por conseguinte, chega-se a um levantamento histórico-iconográfico dos lotes, bem como na delimitação das condicionantes do recorte, visando criar o embasamento necessário para a conservação de suas materialidades e imaterialidades. Por fim, o último capítulo é focado na apresentação das diretrizes e da solução projetual desenvolvida, bem como do amparo teórico-metodológico utilizado nas decisões projetuais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64462
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Samanta Maria Batista da Silva.pdf14,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons