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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64525
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Título: | Perspectivas de (trans)formação humana integral em Ferdinand Röhr e em Fritz Perls : apontamentos para uma ecogestalt- pedagogia |
Autor(es): | ARAUJO, Filipe Vasconcelos de |
Palavras-chave: | Formação humana integral; Ferdinand Röhr; Fritz Perls; Ecogestalt-pedagogia; Espiritualidade |
Data do documento: | 28-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ARAUJO, Filipe Vasconcelos de. Perspectivas de (trans)formação humana integral em Ferdinand Röhr e em Fritz Perls: apontamentos para uma ecogestalt- pedagogia.2025. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Esta dissertação examina a relação entre as perspectivas de formação humana integral em Ferdinand Röhr e Fritz Perls como base para uma Ecogestalt-pedagogia. O interesse pelo estudo surgiu da observação da escalada de desumanidade e do crescente tensionamento global, especialmente na última década. No âmbito coletivo, evidenciam-se eventos como o genocídio em Gaza e o fortalecimento de uma “fascismoligarquia” em diferentes partes do mundo. No âmbito particular, a prática de vinte anos em consultório psicológico e ensino em psicologia tem revelado essa realidade sob variadas faces nos dramas pessoais e coletivos. Observamos que uma parte significativa dessa desumanização sugere ter sua origem na maneira como as pessoas têm se percebido e pensado a si mesmas, reflexo de processos educativos que privilegiam a fragmentação e um desenvolvimento cognitivo restritivo em detrimento de outras dimensões do ser. Paralelamente, a prática como gestalt-terapeuta e educador revelaram avanços significativos, com experiências de ampliação e crescimento pessoal por meio de uma abordagem gestáltica. Diante do desejo de contribuir para minimização do sofrimento humano através do resgate, preservação e refinamento da humanidade no ser humano e inspirados pelas concepções pedagógico-filosóficas de Röhr e Perls, surgiu o questionamento sobre: em que medida a noção de formação humana integral em Ferdinand Röhr e as ideias centrais da Gestalt- terapia em Fritz Perls apontam pistas para uma ecogestalt-pedagogia como alternativa formativa para o processo de (trans)formação humana? Objetivo geral foi compreender os elementos presentes na Teoria da Multidimensionalidade do ser de Röhr e na Gestalt-terapia de Perls para uma Ecogestalt-pedagogia enquanto um processo de (trans)formação humana. Especificamente pretendemos, a partir da Teoria da Multidimensionalidade do ser de Röhr e da Gestalt-terapia de Perls desde um método vivencial: a) Caracterizar a escrevivência gestáltica como expressão de engajamento existencial-pedagógico no processo de (trans)formação humana; b) Apresentar elementos para uma ecogestalt-pedagogia como processo de (trans)formação humana e c) Elencar apontamentos para co-criação de uma Ecogestalt- pedagogia enquanto (trans)formação humana. A pesquisa de cunho qualitativo, apoiada numa mescla da escrevivência e da escrita gestáltica, foi conduzida por meio de uma abordagem teórica de caráter bibliográfico aliada a entrevistas em profundidade com o professor Ferdinand Röhr. Os resultados apontam como se deu o processo de contato com Fritz Perls e Ferdinand Röhr, os impactos, inspirações e estímulos que contribuíram, para além dos aspectos cognitivos, com o insight para a percepção de uma Ecogestalt-pedagogia como contribuição para se pensar o processo de (trans)formação humana. Destaca-se os elementos centrais e apontamentos para co-criação de uma ecogeltat-pedagogia enquanto (trans)formação humana. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64525 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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