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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64535
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Alexsandro Medeiros do | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Erik Natan Morais | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T12:42:06Z | - |
dc.date.available | 2025-07-21T12:42:06Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Erik Natan Morais. Autoconsciência fenomenal e vivências de religiosidade na clínica psicoterápica: estudo de caso de psicólogos clínicos de Pernambuco. 2025. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64535 | - |
dc.description.abstract | Durante uma sessão de psicoterapia, psicólogos clínicos escutam frequentemente acerca de demandas religiosas de seus clientes, por vezes atentando, subjetivamente, para suas próprias crenças e atitudes com a religião, que pode diferir de seus clientes. O presente estudo trata-se de uma investigação de como se organiza o campo de experiência de psicólogos clínicos na emergência de conteúdos religiosos em seus atendimentos, bem como de que modo fenômenos religiosos influem na autoexperiência destes profissionais. Para isso, se utilizou o modelo da Autoconsciência Fenomenal de Nascimento, que define a autoconsciência como um processo dual (cognitivo-fenomenal), consoante a dimensão qualitativa e experiencial apreendidos durante o processamento psicológico. Com este foco, buscou-se levantar e descrever o campo fenomenal de autoexperiência de psicólogos, com respeito às vivências de religiosidade em psicoterapia, mapeando a dinâmica da religiosidade no self e, suas consequências cognitivas-fenomenais na experiência de psicólogos. Mediante o delineamento dos estudos de casos múltiplos e o uso de um roteiro semiestruturado de entrevista fenomenológica-cognitiva dos estados autoconscientes (EFEA), contou-se com 3 psicólogos clínicos da região metropolitana do Recife-PE, autodenominados ateu, cristã-católica, espiritualista sem religião, variando de 2, 9 e 14 anos de atuação profissional na clínica psicoterápica. O tratamento dos dados se realizou pela Análise de Conteúdo e pela técnica da Análise Fenomenal Temático- Narrativa (AFTN), esta última, em dois ciclos, inicialmente na geração de blocos temáticos acerca da estrutura composicional do campo cognitivo-fenomenal, com posterior reconstituição dinâmica de como se urdiu os elementos do campo da autoexperiência dos psicólogos entrevistados. O trabalho encontrou categoriais como Fala Interna, Visualizações Internas, Sentimentos, Autoesquemas de Religiosidade, Autorregulação, Consciência Sensória, Autoconsciência Fenomenal, enquanto elementos que compuseram o campo cognitivo-fenomenal. Por conseguinte, o estudo legou achados empíricos relevantes à teoria da autoconsciência fenomenal, igualmente participando de discussões contemporâneas dos encontros e desencontros da religiosidade na ciência psicológica e suas incidências na subjetividade humana. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Autoconsciência fenomenal | pt_BR |
dc.subject | Religiosidade | pt_BR |
dc.subject | Psicólogos clínicos | pt_BR |
dc.title | Autoconsciência fenomenal e vivências de religiosidade na clínica psicoterápica : estudo de caso de psicólogos clínicos de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3315047335405223 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2208470977822259 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | During a psychotherapy session, clinical psychologists often hear about their clients' religious demands, sometimes subjectively paying attention to their own beliefs and attitudes toward religion, which may differ from those of their clients. This study investigates how the field of experience of clinical psychologists is organized when religious content emerges in their care, as well as how religious phenomena influence the self-experience of these professionals. For this purpose, we used the model of Phenomenal Self-Awareness of Nascimento, which defines self-awareness as a dual process (cognitive-phenomenal), according to the qualitative and experiential dimensions learned during psychological processing. With this focus, we sought to raise and describe the phenomenal field of self-experience of psychologists, with respect to the experiences of religiosity in psychotherapy, mapping the dynamics of religiosity in the self and its cognitive-phenomenal consequences in the experience of psychologists. Through the design of multiple case studies and the use of a semi-structured phenomenological- cognitive interview script of self-conscious states (EFEA-V), three clinical psychologists from the metropolitan region of Recife-PE were recruited, self-identified as atheists, Catholic Christians, and spiritualists without religion, with 2, 9, and 14 years of professional experience in psychotherapy. Data were processed using Content Analysis and the Thematic-Narrative Phenomenal Analysis (TNPA) technique, the latter in two cycles, initially generating thematic blocks about the compositional structure of the cognitive-phenomenal field, with subsequent dynamic reconstruction of how the elements of the field of self-experience of the interviewed psychologists were woven. The study found categories such as Inner Speech, Internal Visualizations, Feelings, Self-Schemas of Religiosity, Self-Regulation, Sensory Consciousness, and Phenomenal Self- Consciousness as elements that composed the cognitive-phenomenal field. Consequently, the study left empirical findings relevant to the theory of phenomenal self-consciousness, also participating in contemporary discussions of the agreements and disagreements of religiosity in psychological science and its impact on human subjectivity. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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