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Título: Fidelidade infiel na tradução curricular de professores da educação básica: a traição do espólio e a ambivalência do phármakon
Autor(es): AZEVEDO, Ana Priscila de Lima Araújo
Palavras-chave: Currículo; Professores - Experiências; Desconstrução; Tradução
Data do documento: 16-Mai-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AZEVEDO, Ana Priscila de Lima Araújo. Fidelidade infiel na tradução curricular de professores da educação básica: a traição do espólio e a ambivalência do phármakon. 2025. Tese (Doutorado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A presente pesquisa se insere no campo do currículo e tem como foco de estudo os movimentos discursivos de produção curricular que se dão nas experiências dos professores da educação básica em diferentes contextos, aqui representados por Brasil e Portugal. Neste sentido, problematizamos como discursos hegemônicos que buscam fixar sentidos de igualdade e qualidade na educação, muitas vezes disfarçada por proposições aparentemente democráticas, ocultam interesses políticos e econômicos, reforçam a homogeneização dos sujeitos sociais e o apagamento das diferenças. Nesse contexto, políticas curriculares massificadoras se apresentam como elementos que promoveriam justiça social e garantia do direito à educação são apresentadas de forma massiva e inequívoca. Apesar disso e a partir da compreensão do currículo como uma experiência discursiva que envolve indecidíveis como tradução, desconstrução e indecidibilidade, defendemos a tese de que esses indecidíveis tais como expressos em Derrida permeiam movimento discursivo na produção curricular dos professores e que esta produção é hiperpolitizada, acontecendo nos rastros, rastros esses que não se configuram como elementos instituídos na estrutura, mas numa presença ausente, nunca completa ou plena, que se dá na desconstrução do discurso. Assim, entendemos que há nas experiências dos professores, processos de leitura e decisão acerca do texto curricular que envolvem movimentos de tradução que podem desafiar a normatividade estabelecida, o que denota que essas experiências se dão não apenas na ideia de acúmulo temporal ou como algo que possa ser performado, mas como um acontecimento que provoca afetos e afetamentos. Nos questionamos como esses movimentos tradutórios nas práticas docentes provocam fissuras na normatividade curricular vigente, nisto buscamos problematizar como esses processos tradutórios se dão numa leitura desconstrucionista. Para tanto, perseguimos os rastros dessa tradução a partir do movimento que envolve os discursos dos professores e as relações que se estabelecem com as políticas instituídas e com discursos acadêmicos que circulam na atualidade. Neste processo nos deparamos com os efeitos da hiperpolitização na produção discursiva dos professores e intentamos compreender como essa movimento apresenta uma fidelidade infiel às prescrições e uma produção sempre suplementar de sentidos que apontam para ambivalência do phármakon que opera num dizer não dicotomizado. Nesse movimento apostamos na leitura desconstrucionista em Derrida trazendo-o como aporte teórico-metodológico para nos auxiliar na busca das compreensões aqui perseguidas. Este caminhar nos apontou para o reconhecimento da complexidade, da indeterminação e da hiperpolitização do campo curricular, onde se percebe, mesmo que sem uma captura plena, os rastros de significações sempre suplementares, um jogo onde a différance opera nos processos tradutórios vivenciados pelos professores. Esses processos tradutórios, por sua vez, são marcados pela fidelidade infiel às heranças que esses professores carregam, demonstrando assim, que o texto curricular é traduzido na ambivalência do phármakon, não sendo “isto ou aquilo”, existindo apesar e com a prescrição, decidindo mesmo que de forma imperceptível e com isto sendo também produtores de currículo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64550
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Contemporânea / CAA

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