Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64551

Compartilhe esta página

Título: Formação continuada e o uso das tecnologias no contexto pandêmico : estudo de caso na Escola de Formação de Educadores de Professores do Recife Professor Paulo Freire
Autor(es): CHAGAS, Vanessa Maria
Palavras-chave: Tecnologias; Formação continuada; Professor formador; COVID-19
Data do documento: 26-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CHAGAS, Vanessa Maria. Formação continuada e o uso das tecnologias no contexto pandêmico : estudo de caso na Escola de Formação de Educadores de Professores do Recife Professor Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente estudo esta inserido no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. O processo de formação continuada de professores foi bastante impulsionado pelos avanços tecnológicos no período pandêmico da Covid-19. Assim, esta pesquisa aborda a temática do uso das tecnologias no contexto educacional durante a pandemia da COVID-19, especificamente,em formações continuadas online no município do Recife no Estado de Pernambuco. O objetivo geral deste trabalho buscará analisar como se deu o processo de formação continuada desenvolvida pelos professores formadores, a partir do uso das tecnologias na mudança do ambiente formativo presencial para o online, oferecida pela Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, durante o período pandêmico da Covid-19. E como obejetivos específicos: (1) Identificar e sintetizar os principais temas abordados na dissertação durante o período de 2020 até 2022; (2) apresentar as principais ações implementadas pela Rede Municipal do Recife para proposição da formação continuada durante a pandemia; (3) identificar e apresentar as principais tecnologias e os critérios estabelecidos pelos professores formadores para a utilização das mesmas, com vistas a implementação da formação continuada durante a pandemia; (4) descrever as principais estratégias implementadas pelos professores formadores, suas implicações e suas possibilidades com o uso das tecnologias, durante o processo de mudança do ambiente presencial para o online.O metodo de pesquisa constituiu- se de uma investigação com abordagem de qualitativa, onde se opta pelo método de estudo de caso. Utiliza-se como instrumentos a análise documental, questionários e entrevistas não estruturadas registradas em diários de pesquisa. Os sujeitos participantes formam um grupo de professores formadores, gestores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino do Recife, atuantes na Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (EFER). A análise orientará o processo de interpretação de dados através de categorias teóricas elaboradas a partir da Revisão Sistemática de Literatura. Mediante a análise, será possível contemplar o surgimento das respostas dos objetivos desta pesquisa. Os resultados mostram que o processo de formação continuada de professores durante a pandemia da Covid-19 com o uso das tecnologias como um modelo inovador, prevalencendo o formato online, a colaborar para que os professores formadores aumentassem o uso das tecnologias e adotassem estratégias de aprender, eleger critérios de uso, e a ressignificar sua prática pedagógica em relação às tecnologias, e a também como utilizá-las conforme as necessidades formativas em ambientes diferenciados, além de destacar as possibilidades dos processos formativos serem flexíveis e passíveis de mudanças, conforme as necessidades emergentes da educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64551
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Vanessa Maria Chagas.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons