Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64612

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMINEIRO, Imara Bemfica-
dc.contributor.authorMENEZES, Jessica Sabrina de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-07-23T12:01:20Z-
dc.date.available2025-07-23T12:01:20Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationMENEZES, Jessica Sabrina de Oliveira. Viagem ao centro de uma ausência : da aliança entre política e estética em Bernardo Kucinski. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64612-
dc.description.abstractA presente pesquisa analisa dois romances de Bernardo Kucinski, K.: relato de uma busca (2016 [2011]) e Os visitantes (2016), a fim de refletir sobre o modo como estes entrelaçam política e estética, ao tematizar a ditadura civil-militar brasileira. Este estudo considera a condição testemunhal que as obras experimentam acerca do período em questão e se aprofunda ao permitir pensar acerca da permeabilidade entre campos do conhecimento – como História e Literatura – e gêneros tomados como divergentes, situados em continentes de escrita isolados, devidamente demarcados como não-ficcionais e ficcionais – tais como diário, carta e ata, por exemplo, em oposição ao romance –, em renúncia a uma perspectiva epistêmica pautada na incompatibilidade entre fato e ficção (Benjamin, 2020; Costa Lima, 2018, 1980; Jablonka, 2020, 2017; Lejeune, 2008). Para isso, refletimos a respeito das diferentes compreensões acerca do campo da historiografia (Reis, 1996) e de sua relação com a escrita literária, em especial a romanesca (Rancière, 2021, 2016, 2005), bem como da contribuição do texto literário para a construção de uma contra-memória não oficial acerca da ditadura civil-militar brasileira (Assmann, 2011; Jelin, 2002). Dessa forma, pensamos as narrativas em questão para além da noção de escrita do trauma sustentada pela necessidade pessoal de testemunhar e pelo compromisso com as “vítimas por excelência”, isto é, aquelas que não sobreviveram para narrar. No que diz respeito ao teor testemunhal presente nos romances em estudo, portanto, dedicamo-nos a pensar o entrecruzamento entre política e estética traduzido no compromisso que estes estabelecem com o exercício de disputa acerca dos sentidos do passado, bem como da interpretação do presente e da consequente fabricação do futuro.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectBernardo Kucinskipt_BR
dc.subject2. K.: relato de uma buscapt_BR
dc.subjectOs visitantespt_BR
dc.subjectTestemunhopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.titleViagem ao centro de uma ausência : da aliança entre política e estética em Bernardo Kucinskipt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5075244035542992pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1153184169680056pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxLa presente pesquisa analiza dos novelas de Bernardo Kucinski, Las tres muertes de K (2013) y Os visitantes (2016), con el fin de reflexionar sobre la forma en que entrelazan política y estética, al tematizar la dictadura cívico-militar brasileña. Este estudio considera la condición testimonial de las obras respecto del período en cuestión y profundiza su análisis al permitir pensar acerca de la permeabilidad entre campos de conocimiento – como la Historia y la Literatura – y géneros considerados divergentes, ubicados en continentes de escritura aislados, adecuadamente demarcados como no ficticios y ficticios – como el diario, la carta y la acta, por ejemplo, frente a la novela – en renuncia a una perspectiva epistémica basada en la incompatibilidad entre hecho e ficción (Benjamin, 2020; Costa Lima, 2018, 1980; Jablonka, 2020, 2017; Lejeune, 2008). Para alcanzar ese objetivo, reflexionamos acerca de las diferentes comprensiones respecto al campo de la historiografía (Reis, 1996) y su relación con la escritura literaria, especialmente la novelesca (Rancière, 2021, 2016, 2005), así como la contribución del texto literario a la construcción de una contramemoria no oficial sobre la dictadura cívico-militar brasileña (Assmann, 2011; Jelin, 2002). De esta manera, analizamos las narrativas en cuestión no solamente desde la noción de escritura traumática sostenida por la necesidad personal de testimoniar y por el compromiso del testigo con las “víctimas por excelencia”, es decir, aquellas que no sobrevivieron para narrar. Respecto al contenido testimonial presente en las novelas objeto de ese estudio, por lo tanto, nos dedicamos a pensar la intersección entre política y estética traducida en el compromiso que establecen con el ejercicio de disputa sobre los significados del pasado, así como de interpretación del presente y de la consecuente fabricación del futuro.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Jessica Sabrina De Oliveira Menezes.pdf1,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons