Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64679
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NADIA, Tarcila Correia de Lima | - |
dc.contributor.author | AMARAL, Carmem Lúcia do | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-24T12:08:59Z | - |
dc.date.available | 2025-07-24T12:08:59Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, Carmem Lúcia do. Polinização: trilha interpretativa como proposta de atividade investigativa em escola pública do Recife. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64679 | - |
dc.description.abstract | A construção deste projeto foi motivada pela notória carência que os livros didáticos do ensino médio apresentam sobre Botânica e principalmente sobre o tema Polinização, que é um processo extremamente importante para a economia e para a biodiversidade do Planeta, encontrando-se ameaçada por atividades antrópicas. Tem como objetivo a elaboração de uma sequência didática para auxiliar professores de Biologia em suas práticas de ensino. A metodologia foi desenvolvida em quatro etapas, envolvendo pesquisa bibliográfica, contextualização, análise do livro didático e uma visita ao Jardim Botânico do Recife. O resultado da pesquisa apontou a carência dos alunos sobre o tema proposto e a negligência dos autores do livro adotado pela escola, não abordando de forma satisfatória o conteúdo de Polinização. Em visita ao Jardim Botânico do Recife, foram selecionados pontos atrativos para a construção de uma trilha interpretativa, sendo considerados aspéctos bióticos e abióticos, e foram definidos 8 pontos de parada para interpretação e observação da natureza. O envolvimento e comprometimento dos estudantes proporcionaram um momento de aprendizagem significativa, estreitando a sua relação com a natureza. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Polinização | pt_BR |
dc.subject | Trilhas Interpretativas | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Ensino por Investigação | pt_BR |
dc.title | Polinização: trilha interpretativa como proposta de atividade investigativa em escola pública do Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2950351574934186 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8146147662720451 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The construction of this project was motivated by the notorious lack of high school textbooks on Botany and especially on the topic of Pollination, which is an extremely important process for the economy and the Planet's biodiversity, and is threatened by human activities. Its objective is to develop a didactic sequence to assist Biology teachers in their teaching practices. The methodology was developed in four stages, involving bibliographical research, contextualization, analysis of the textbook and a visit to the Recife Botanical Garden. The result of the research highlighted the lack of students on the proposed topic and the negligence of the authors of the book adopted by the school, not satisfactorily addressing the content of Pollination. During a visit to the Recife Botanical Garden, attractive points were selected for the construction of an interpretative trail, considering biotic and abiotic aspects, and 8 stopping points were defined for interpretation and observation of nature. The students' involvement and commitment provided a moment of significant learning, strengthening their relationship with nature. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carmem Lúcia do Amaral.PDF | 5,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons