Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64682

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCLEMENTE, Flávia da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Túlio Batista da-
dc.date.accessioned2025-07-24T12:16:28Z-
dc.date.available2025-07-24T12:16:28Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Túlio Batista da. Formação acadêmico-profissional e serviço social: a questão étnico-racial nos cursos privados em Pernambuco. 2025. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64682-
dc.description.abstractEste trabalho se concentrou em estudar o debate da questão étnico-racial na formação acadêmico-profissional em Serviço Social nas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, considerando a importância de avançar no debate étnico-racial na formação profissional e a relação com a mercantilização do ensino. Nessa perspectiva, buscamos discutir os fundamentos da questão étnico-racial no Brasil, a política de educação, o movimento negro, e analisar a incorporação desse debate nas instituições responsáveis pela formação de grande parte das/os assistentes sociais no Brasil, além de identificar as implicações do ensino no âmbito privado e as possíveis consequências para a formação. Realizou-se um levantamento das instituições de ensino ativas no estado de Pernambuco e a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos e matrizes curriculares, com o objetivo de identificar a inserção do debate. As análises dos documentos foram realizadas com base nas Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social (1996), no Projeto Ético-Político e nas ações das entidades representativas da categoria, com foco na ABEPSS. Os resultados evidenciaram que a formação em Serviço Social no âmbito privado incorpora o debate da questão étnico-racial de forma superficial em seus projetos pedagógicos e nos currículos, sem o compromisso necessário para uma formação antirracista. Entretanto, a pesquisa mostra que a categoria tem avançado no debate étnico-racial, necessitando continuar avançando para transbordar a formalidade e firmar a compreensão da questão étnico-racial como estruturante nas relações sociais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectQuestão Étnico-Racialpt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectMercantilização do Ensinopt_BR
dc.subjectMovimento Negropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFormação acadêmico-profissional e serviço social: a questão étnico-racial nos cursos privados em Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6350221677950595pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3845365828533014pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Servico Socialpt_BR
dc.description.abstractxThis study focused on examining the debate on ethnic-racial issues in the academic-professional training of Social Work in private Higher Education Institutions (HEIs), considering the importance of advancing the ethnic-racial debate in professional training and its relation to the commodification of education. In this perspective, we aim to discuss the foundations of ethnic-racial issues in Brazil, education policy, the Black movement, and analyze the incorporation of this debate in institutions responsible for training a large portion of social workers in Brazil, in addition to identifying the implications of education in the private sector and the potential consequences for training. A survey was conducted of active educational institutions in the state of Pernambuco and an analysis of the Political Pedagogical Projects and curricular matrices was carried out, with the goal of identifying the inclusion of the debate. The document analyses were based on the Curriculum Guidelines for the Social Work Course (1996), the Ethical-Political Project, and the actions of representative entities of the category, with a focus on ABEPSS. The results revealed that the Social Work education in the private sector incorporates the ethnic-racial debate in a superficial manner in its pedagogical projects and curricula, lacking the necessary commitment to an anti-racist education. However, the research shows that the category has made progress in the ethnic-racial debate, needing to continue advancing to move beyond formality and establish the understanding of ethnic-racial issues as central in social relations.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Túlio Batista da Silva.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons