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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64722

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOVALESKI, Rogério Luiz-
dc.contributor.authorSOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha-
dc.date.accessioned2025-07-25T13:21:23Z-
dc.date.available2025-07-25T13:21:23Z-
dc.date.issued2025-05-13-
dc.identifier.citationSOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha. Dissimulações publicitárias para uma realidade simulada: por um modelo de comunicação da publicidade que entretém. 2025. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64722-
dc.description.abstractEsta tese investiga a interseção entre publicidade e entretenimento, com foco na análise dos efeitos de sentido e das apropriações realizadas pelo público diante de estratégias publicitárias que se expandem por meio da ficção. Fundamenta-se nos estudos da sociedade de consumo (Baudrillard, 2012), da semiótica greimasiana (Barros, 2011) e peirceana (Santaella, 2012), da sociossemiótica (Alsina, 1995; Landowski, 2014) e do espetáculo aplicado à publicidade e ao entretenimento (Debord, 2003). A pesquisa aborda as relações comunicativas entre publicidade, entretenimento e consumidor, com o objetivo central de compreender como a manipulação publicitária e os efeitos de sentido influenciam as apropriações realizadas pelos consumidores em um contexto de cultura participativa, considerando uma perspectiva comparativa entre Brasil e Espanha. A metodologia adota uma abordagem teórico-metodológica semiótica, utilizando ferramentas como programas narrativos (Barros, 2011), análise visual (Santaella, 2012) e regimes de interação (Landowski, 2014), para compreender os efeitos de sentido das estratégias publicitárias desde um nível de estrutura narrativa até um nível discursivo. Além disso, foram aplicados estudos de caso, questionário online e grupos focais para investigar as respostas do público e suas apropriações de sentido. Os objetos de estudo incluem estratégias de product placement e branded content em produções ficcionais no Brasil e na Espanha. Como resultado, a pesquisa propõe um modelo comunicativo que considera a interação entre publicidade que entretém e o consumidor participativo, destacando como a persuasão publicitária, ancorada em narrativas emocionais e simbólicas, influencia e reforça identidades e comportamentos. A tese conclui que, no contexto do entretenimento, a publicidade promove uma falsa percepção de liberdade de interação, na qual o público participa de forma condicionada pelas estratégias persuasivas das marcas, resultando em uma relação marcada por ajustamentos e manipulações. Além disso, a pesquisa evidencia que os efeitos de sentido das estratégias publicitárias não apenas impactam o comportamento de consumo, mas também atuam na modelagem da percepção de realidade dos indivíduos, consolidando representações simbólicas que reforçam valores e ideais sociais mediados pelo consumo. Com isso, a publicidade que entretém torna-se um agente ativo na construção de subjetividades, influenciando não apenas o que se consome, mas como se percebe o mundo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPublicidade e Entretenimentopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectApropriações de Sentidopt_BR
dc.titleDissimulações Publicitárias para uma Realidade Simulada: por um modelo de comunicação da publicidade que entretémpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOrtunõ, Pedro Hellín-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2830558970382482pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8848818321253108pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxEsta tesis investiga la intersección entre la publicidad y el entretenimiento, centrándose en el análisis de los efectos de sentido y en las apropiaciones realizadas por el público ante las estrategias publicitarias que se expanden a través de la ficción. Se fundamenta en los estudios sobre la sociedad de consumo (Baudrillard, 2012), en la semiótica greimasiana (Barros, 2011) y peirceana (Santaella, 2012), en la sociosemiótica (Alsina, 1995; Landowski, 2014) y en el espectáculo aplicado a la publicidad y al entretenimiento (Debord, 2003). La investigación aborda las relaciones comunicativas entre la publicidad, el entretenimiento y el consumidor, con el objetivo central de comprender cómo la manipulación publicitaria y los efectos de sentido influyen en las apropiaciones realizadas por los consumidores en un contexto de cultura participativa, considerando una perspectiva comparativa entre Brasil y España. La metodología adopta un enfoque teórico-metodológico semiótico, utilizando herramientas como programas narrativos (Barros, 2011), análisis visual (Santaella, 2012) y regímenes de interacción (Landowski, 2014), para comprender los efectos de sentido de las estrategias publicitarias desde un nivel de estructura narrativa hasta un nivel discursivo. Además, se aplicaron estudios de caso, cuestionarios en línea y grupos focales para investigar las respuestas del público y sus apropiaciones de sentido. Los objetos de estudio incluyen estrategias de product placement y branded content en producciones ficcionales en Brasil y en España. Como resultado, la investigación propone un modelo comunicativo que considera la interacción entre una publicidad que entretiene y el consumidor participativo, destacando cómo la persuasión publicitaria, anclada en narrativas emocionales y simbólicas, influye y refuerza identidades y comportamientos. La tesis concluye que, en el contexto del entretenimiento, la publicidad promueve una falsa percepción de libertad de interacción, en la cual el público participa de manera condicionada por las estrategias persuasivas de las marcas, resultando en una relación marcada por ajustes y manipulaciones. Además, la investigación evidencia que los efectos de sentido de las estrategias publicitarias no solo impactan en el comportamiento de consumo, sino que también actúan en la configuración de la percepción de la realidad de los individuos, consolidando representaciones simbólicas que refuerzan valores e ideales sociales mediados por el consumo. Con ello, la publicidad que entretiene se convierte en un agente activo en la construcción de subjetividades, influyendo no solo en lo que se consume, sino también en cómo se percibe el mundo.pt_BR
dc.description.abstractxThis thesis investigates the intersection between advertising and entertainment, focusing on the analysis of meaning effects and appropriations made by the audience in response to advertising strategies that expand through fiction. It is based on studies of the consumer society (Baudrillard, 2012), Greimasian semiotics (Barros, 2011), Peircean semiotics (Santaella, 2012), sociossemiotics (Alsina, 1995; Landowski, 2014), and the spectacle applied to advertising and entertainment (Debord, 2003). The research addresses the communicative relationships between advertising, entertainment, and the consumer, with the central objective of understanding how advertising manipulation and meaning effects influence the appropriations made by consumers in a participatory culture context, considering a comparative perspective between Brazil and Spain. The adopted methodology uses a semiotic theoretical-methodological approach, employing tools such as narrative programs (Barros, 2011), visual analysis (Santaella, 2012), and interaction regimes (Landowski, 2014) to comprehend the meaning effects of advertising strategies. Additionally, case studies, surveys, and focus groups were applied to analyze the audience's responses and their meaning appropriations. The objects of study include product placement and branded content strategies in fictional productions in Brazil and Spain. As a result, the research proposes a communication model that considers the interaction between entertainment-driven advertising and the participatory consumer, highlighting how advertising persuasion, anchored in emotional and symbolic narratives, influences and reinforces identities and behaviors. The thesis concludes that, in the context of entertainment, advertising fosters a false perception of freedom of interaction, wherein the audience participates in a way conditioned by the persuasive strategies of brands, resulting in a relationship marked by adjustments and manipulations. Furthermore, the research shows that the meaning effects of advertising strategies not only influence consumer behavior but also shape individuals' perception of reality, consolidating symbolic representations that reinforce social values and ideals mediated by consumption. In this way, entertainment-driven advertising becomes an active agent in the construction of subjectivities, influencing not only what is consumed but also how the world is perceived.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

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