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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64722
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Title: | Dissimulações Publicitárias para uma Realidade Simulada: por um modelo de comunicação da publicidade que entretém |
Authors: | SOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha |
Keywords: | Publicidade e Entretenimento; Semiótica; Apropriações de Sentido |
Issue Date: | 13-May-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha. Dissimulações publicitárias para uma realidade simulada: por um modelo de comunicação da publicidade que entretém. 2025. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Esta tese investiga a interseção entre publicidade e entretenimento, com foco na análise dos efeitos de sentido e das apropriações realizadas pelo público diante de estratégias publicitárias que se expandem por meio da ficção. Fundamenta-se nos estudos da sociedade de consumo (Baudrillard, 2012), da semiótica greimasiana (Barros, 2011) e peirceana (Santaella, 2012), da sociossemiótica (Alsina, 1995; Landowski, 2014) e do espetáculo aplicado à publicidade e ao entretenimento (Debord, 2003). A pesquisa aborda as relações comunicativas entre publicidade, entretenimento e consumidor, com o objetivo central de compreender como a manipulação publicitária e os efeitos de sentido influenciam as apropriações realizadas pelos consumidores em um contexto de cultura participativa, considerando uma perspectiva comparativa entre Brasil e Espanha. A metodologia adota uma abordagem teórico-metodológica semiótica, utilizando ferramentas como programas narrativos (Barros, 2011), análise visual (Santaella, 2012) e regimes de interação (Landowski, 2014), para compreender os efeitos de sentido das estratégias publicitárias desde um nível de estrutura narrativa até um nível discursivo. Além disso, foram aplicados estudos de caso, questionário online e grupos focais para investigar as respostas do público e suas apropriações de sentido. Os objetos de estudo incluem estratégias de product placement e branded content em produções ficcionais no Brasil e na Espanha. Como resultado, a pesquisa propõe um modelo comunicativo que considera a interação entre publicidade que entretém e o consumidor participativo, destacando como a persuasão publicitária, ancorada em narrativas emocionais e simbólicas, influencia e reforça identidades e comportamentos. A tese conclui que, no contexto do entretenimento, a publicidade promove uma falsa percepção de liberdade de interação, na qual o público participa de forma condicionada pelas estratégias persuasivas das marcas, resultando em uma relação marcada por ajustamentos e manipulações. Além disso, a pesquisa evidencia que os efeitos de sentido das estratégias publicitárias não apenas impactam o comportamento de consumo, mas também atuam na modelagem da percepção de realidade dos indivíduos, consolidando representações simbólicas que reforçam valores e ideais sociais mediados pelo consumo. Com isso, a publicidade que entretém torna-se um agente ativo na construção de subjetividades, influenciando não apenas o que se consome, mas como se percebe o mundo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64722 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Comunicação |
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