Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64733

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAGALHÃES, Carolina Peixoto-
dc.contributor.authorFERREIRA, Ana Darla da Silva-
dc.date.accessioned2025-07-29T11:54:05Z-
dc.date.available2025-07-29T11:54:05Z-
dc.date.issued2025-03-17-
dc.date.submitted2025-07-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ana Darla da Silva. Validação de modelo didático de baixo custo no processo de ensino-aprendizagem da anatomia. 2025. 33 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64733-
dc.description.abstractA prática de dissecação cadavérica ainda enfrenta obstáculos significativos, especialmente no caso dos músculos faciais, que estão diretamente fixados à pele. Esse tipo de dissecação não é amplamente realizada nas instituições de ensino superior no Brasil. Além das dificuldades inerentes, é incomum encontrar modelos didáticos acessíveis e de baixo custo que representem os músculos da face de forma eficaz. Com base nesses aspectos, é possível criar métodos inovadores que promovam o ensino-aprendizagem de forma lúdica e acessível, especialmente para as redes públicas de ensino. Objetivo: Validar o desenvolvimento de uma inovação metodológica sobre o ensino da anatomia humana, no formato de modelo didático, dos músculos da mímica facial. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de validação e abordagem quantitativa na qual se realizou a validação operacional de conteúdo do instrumento elaborado, alem do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo e da avaliação intraespecialistas no cálculo de Gwet AC2, através da montagem de um modelo didático dos músculos da face humana. E coletado mediante o contato através do formulário do Google Forms. Resultados: O Índice de Validade de Conteúdo mostrou-se quase perfeita para aspecto visual (0,90), custo-benefício (0,98), nível de dificuldade (0,96) e autonomia no manuseio (0,98). No cálculo de Gwet AC2, a concordância foi substancial para as questões 1 (0,88), 2 (0,87) e para questão 3 do formulário o índice (0,90). Conclusão: O estudo validou o conteúdo de um modelo didático inovador para o ensino da anatomia humana, focado nos músculos da mímica facial. A modelagem em Biscuit, fixada em um crânio humano com ímãs, mostrou quase perfeita concordância entre especialistas nos aspectos visual, custo-benefício, nível de dificuldade e autonomia no manuseio. O uso de cores variadas ajudou na distinção dos músculos além de tornar o modelo mais lúdico, possibilitando uma melhor transmissão de conhecimentos.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRecurso educacionalpt_BR
dc.subjectModelo didáticopt_BR
dc.subjectAnatomiapt_BR
dc.titleValidação de modelo didático de baixo custo no processo de ensino-aprendizagem da anatomiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2041254753738609pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5543171820628431pt_BR
dc.description.abstractxThe practice of cadaveric dissection still faces significant obstacles, especially in the case of the facial muscles, which are directly attached to the skin. This type of dissection is not widely performed in higher education institutions in Brazil. In addition to inherent difficulties, it is uncommon to find accessible and low-cost didactic models that effectively represent the facial muscles. Based on these aspects, it is possible to create innovative methods that promote teaching and learning in a playful and accessible way, especially for public school networks. Objective: To validate the development of a methodological innovation for teaching human anatomy, in the form of a didactic model of the facial mimicry muscles. Methodology: This is validation research with a quantitative approach in which operational validation of the content of the instrument developed was carried out, along with the calculation of the Content Validity Index and intra-specialist evaluation in the calculation of Gwet AC2, through the assembly of a didactic model of the muscles of the human face. Data collection was conducted through contact via a Google Forms questionnaire. Results: The Content Validity Index proved to be almost perfect for visual aspects (0.90), cost-benefit ratio (0.98), difficulty level (0.96), and handling autonomy (0.98). In the Gwet AC2 calculation, the agreement was substantial for question 1 (0.88), question 2 (0.87), and for question 3 of the questionnaire, the index was (0.90). Conclusion: The study validated the content of an innovative didactic model for teaching human anatomy, focused on the facial mimicry muscles. The modeling using biscuit material, fixed on a human skull with magnets, showed almost perfect agreement among experts in terms of visual aspects, cost-benefit ratio, difficulty level, and handling autonomy. The use of varied colors helped distinguish the muscles and made the model more playful, enabling better knowledge transmission.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagempt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Darla da Silva Ferreira.pdf
  Item embargado até 2026-07-26
1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons