Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64733

Comparte esta pagina

Título : Validação de modelo didático de baixo custo no processo de ensino-aprendizagem da anatomia
Autor : FERREIRA, Ana Darla da Silva
Palabras clave : Recurso educacional; Modelo didático; Anatomia
Fecha de publicación : 17-mar-2025
Citación : FERREIRA, Ana Darla da Silva. Validação de modelo didático de baixo custo no processo de ensino-aprendizagem da anatomia. 2025. 33 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Resumen : A prática de dissecação cadavérica ainda enfrenta obstáculos significativos, especialmente no caso dos músculos faciais, que estão diretamente fixados à pele. Esse tipo de dissecação não é amplamente realizada nas instituições de ensino superior no Brasil. Além das dificuldades inerentes, é incomum encontrar modelos didáticos acessíveis e de baixo custo que representem os músculos da face de forma eficaz. Com base nesses aspectos, é possível criar métodos inovadores que promovam o ensino-aprendizagem de forma lúdica e acessível, especialmente para as redes públicas de ensino. Objetivo: Validar o desenvolvimento de uma inovação metodológica sobre o ensino da anatomia humana, no formato de modelo didático, dos músculos da mímica facial. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de validação e abordagem quantitativa na qual se realizou a validação operacional de conteúdo do instrumento elaborado, alem do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo e da avaliação intraespecialistas no cálculo de Gwet AC2, através da montagem de um modelo didático dos músculos da face humana. E coletado mediante o contato através do formulário do Google Forms. Resultados: O Índice de Validade de Conteúdo mostrou-se quase perfeita para aspecto visual (0,90), custo-benefício (0,98), nível de dificuldade (0,96) e autonomia no manuseio (0,98). No cálculo de Gwet AC2, a concordância foi substancial para as questões 1 (0,88), 2 (0,87) e para questão 3 do formulário o índice (0,90). Conclusão: O estudo validou o conteúdo de um modelo didático inovador para o ensino da anatomia humana, focado nos músculos da mímica facial. A modelagem em Biscuit, fixada em um crânio humano com ímãs, mostrou quase perfeita concordância entre especialistas nos aspectos visual, custo-benefício, nível de dificuldade e autonomia no manuseio. O uso de cores variadas ajudou na distinção dos músculos além de tornar o modelo mais lúdico, possibilitando uma melhor transmissão de conhecimentos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64733
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Ana Darla da Silva Ferreira.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-07-26
1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons