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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64824

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Título: Abram alas que elas estão regendo : uma análise sobre a atuação de uma mulher na regência de banda marcial escolar na cidade de João Pessoa (PB)
Autor(es): FONTES, Laizime da Silva
Palavras-chave: Representatividade feminina; Banda marcial escolar; Educação musical; Mulheres na regência; Relações de gênero
Data do documento: 5-Mai-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FONTES, Laizime da Silva. Abram alas que elas estão regendo: uma análise sobre a atuação de uma mulher na regência de banda marcial escolar na cidade de João Pessoa (PB). 2025. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A presente dissertação buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Como são desenvolvidas as atividades de regência de banda marcial escolar na perspectiva de uma regente atuante na cidade de João Pessoa? O objetivo geral foi compreender como são desenvolvidas as atividades de regência de banda marcial escolar na perspectiva de uma regente atuante na cidade de João Pessoa. Os objetivos específicos foram: caracterizar a função de regente de banda marcial escolar; identificar a metodologia de ensino implementada pela regente para a formação da banda; caracterizar os espaços de aula e ensaios utilizados pela regente para a realização das práticas musicais com a banda marcial; analisar a concepção da regente com relação à função que exerce. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve apenas uma participante e utilizou, como procedimentos metodológicos, a observação, a entrevista narrativa e a entrevista semiestruturada. Para a realização desta pesquisa fizemos uma revisão de literatura para obtermos uma visão ampla das discussões sobre a presença das mulheres na regência. A pesquisa também discute teorias feministas de Beauvoir (1967), Butler (2018) e Perrot (2005; 2007), como também apresenta o conceito de Habitus de Bourdieu (2012). A análise foi concretizada através do entrecruzamento dos textos da revisão de literatura e dos textos da fundamentação teórica juntamente com os dados coletados e, assim, chegarmos à resposta da questão de pesquisa. A partir das análises, reconhecemos que as mulheres regentes identificadas na literatura e a participante do estudo desenvolvem as atividades dessa função utilizando uma metodologia imitativa unida à prática e atividade mais interativa em meio a várias dificuldades na questão dos espaços físicos de ensaios e aulas, manutenção de instrumentos, desconfianças em sua capacidade profissional, além de preconceitos, concepções de gênero e estereótipos. Concluímos que, apesar de muitas lutas, pesquisas e melhoria a respeito da posição e dos direitos de igualdade das mulheres na sociedade, ainda não estamos em um mundo ideal, pois a sociedade contemporânea apresenta as condições e ideais calcadas no sistema patriarcal de opressão, subordinação e sexualização das mulheres. Entendemos que o cargo de regente de banda marcial escolar é complexo e multifacetado e que a regente que participou desta pesquisa desempenha sua função com dedicação e profissionalismo. Porém, enfrenta diversos desafios, preconceitos de gênero e estereótipos por estar inserida no campo de trabalho historicamente masculino. Contudo, é preciso continuar enfrentando essas barreiras e padrões que afastam as mulheres e as deixam à margem das questões sociais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64824
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

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