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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64876
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARNEIRO, Arnaldo Manoel Pereira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Carina Lessa | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-06T15:37:41Z | - |
dc.date.available | 2025-08-06T15:37:41Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Carina Lessa. Avaliação do ciclo de vida de sistemas de concreto asfáltico com incorporação de resíduos industriais têxteis. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64876 | - |
dc.description.abstract | No contexto do Agreste de Pernambuco, a produção têxtil é responsável pela geração de grandes volumes de resíduos sólidos, principalmente o lodo têxtil e as cinzas de biomassa. A incorporação desses resíduos no concreto asfáltico já foi realizada e obteve desempenho mecânico satisfatório para até 3% de incorporação de lodo têxtil (3LT) e até 4% de cinzas de algaroba (4CA), porém não foram mensurados os impactos relacionados ao ciclo de vida de tais materiais alternativos. Dessa forma, é objetivo deste trabalho realizar a ACV para sistemas de 3LT e 4CA. Foram considerados três cenários de transporte de resíduo: 10 km (C1), 30 km (C2) e 60 km (C3). A fronteira do sistema englobou desde a extração das matérias-primas até a produção da mistura asfáltica, em uma abordagem cradle-to-gate. Para a construção do inventário, foram considerados, principalmente, dados da base Ecoinvent, a estruturação da ACV foi realizada no OpenLCA e o método de avaliação foi o ReCiPe 2016 midpoint (H). A qualidade dos dados foi avaliada pelo Ecoinvent Data Quality System. Na Avaliação de Impactos do Ciclo de Vida (AICV), o cenário C1 e a mistura 4CA apresentaram o melhor desempenho para todas as categorias de impacto avaliadas, enquanto a mistura 3LT impactou negativamente metade delas. De forma geral, três aspectos guiaram os resultados observados: o elevado consumo energético no pré-tratamento do lodo têxtil; a substituição dos agregados naturais pelas cinzas de algaroba, nas categorias com maior contribuição da produção do agregado natural; a predominância de contribuição dos processos produção da mistura e do ligante asfáltico para os impactos avaliados. Portanto, por meio da ACV, considerando a fronteira e as limitações do estudo, não foram observados benefícios ambientais da incorporação de lodo têxtil e cinzas de algaroba em concreto asfáltico, nas condições de dosagem que guiaram esse estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Economia circular | pt_BR |
dc.subject | Material alternativo | pt_BR |
dc.subject | Mistura asfáltica | pt_BR |
dc.subject | Cinzas de algaroba | pt_BR |
dc.subject | Lodo têxtil | pt_BR |
dc.title | Avaliação do ciclo de vida de sistemas de concreto asfáltico com incorporação de resíduos industriais têxteis | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MOURA, Lyneker Souza de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9404018597543744 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9191655335324358 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the context of the Agreste region of Pernambuco, Brazil, textile production is responsible for generating large volumes of solid waste, primarily textile sludge and biomass ash. The incorporation of these residues into asphalt concrete has already been conducted, showing satisfactory mechanical performance for up to 3% textile sludge (3LT) and up to 4% mesquite biomass ash (4CA). However, the life cycle impacts of these alternative materials had not been assessed. Therefore, the objective of this study was to perform a Life Cycle Assessment (LCA) of the 3LT and 4CA systems. Three waste transportation scenarios were considered: 10 km (C1), 30 km (C2), and 60 km (C3). The system boundary covered the processes from raw material extraction to asphalt mixture production, following a cradle-to-gate approach. Inventory data were primarily sourced from the Ecoinvent database; the LCA modeling was performed in OpenLCA, and the ReCiPe 2016 Midpoint (H) method was used for impact assessment. Data quality was evaluated using the Ecoinvent Data Quality System. In the Life Cycle Impact Assessment (LCIA), scenario C1 and the 4CA mixture showed the best performance across all evaluated impact categories, while the 3LT mixture negatively affected half of them. Overall, three aspects guided the observed results: the high energy consumption required for textile sludge pre-treatment; the replacement of natural aggregates with mesquite ash in impact categories where aggregate production had a significant contribution; and the predominant contribution of asphalt mixture and binder production processes to the assessed impacts. Therefore, through LCA, considering the system boundaries and the limitations of this study, no environmental benefits were observed from incorporating textile sludge or mesquite ash into asphalt concrete under the dosage conditions evaluated. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4767813107989316 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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