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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64876
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Título : | Avaliação do ciclo de vida de sistemas de concreto asfáltico com incorporação de resíduos industriais têxteis |
Autor : | SILVA, Carina Lessa |
Palabras clave : | Economia circular; Material alternativo; Mistura asfáltica; Cinzas de algaroba; Lodo têxtil |
Fecha de publicación : | 15-may-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Carina Lessa. Avaliação do ciclo de vida de sistemas de concreto asfáltico com incorporação de resíduos industriais têxteis. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | No contexto do Agreste de Pernambuco, a produção têxtil é responsável pela geração de grandes volumes de resíduos sólidos, principalmente o lodo têxtil e as cinzas de biomassa. A incorporação desses resíduos no concreto asfáltico já foi realizada e obteve desempenho mecânico satisfatório para até 3% de incorporação de lodo têxtil (3LT) e até 4% de cinzas de algaroba (4CA), porém não foram mensurados os impactos relacionados ao ciclo de vida de tais materiais alternativos. Dessa forma, é objetivo deste trabalho realizar a ACV para sistemas de 3LT e 4CA. Foram considerados três cenários de transporte de resíduo: 10 km (C1), 30 km (C2) e 60 km (C3). A fronteira do sistema englobou desde a extração das matérias-primas até a produção da mistura asfáltica, em uma abordagem cradle-to-gate. Para a construção do inventário, foram considerados, principalmente, dados da base Ecoinvent, a estruturação da ACV foi realizada no OpenLCA e o método de avaliação foi o ReCiPe 2016 midpoint (H). A qualidade dos dados foi avaliada pelo Ecoinvent Data Quality System. Na Avaliação de Impactos do Ciclo de Vida (AICV), o cenário C1 e a mistura 4CA apresentaram o melhor desempenho para todas as categorias de impacto avaliadas, enquanto a mistura 3LT impactou negativamente metade delas. De forma geral, três aspectos guiaram os resultados observados: o elevado consumo energético no pré-tratamento do lodo têxtil; a substituição dos agregados naturais pelas cinzas de algaroba, nas categorias com maior contribuição da produção do agregado natural; a predominância de contribuição dos processos produção da mistura e do ligante asfáltico para os impactos avaliados. Portanto, por meio da ACV, considerando a fronteira e as limitações do estudo, não foram observados benefícios ambientais da incorporação de lodo têxtil e cinzas de algaroba em concreto asfáltico, nas condições de dosagem que guiaram esse estudo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64876 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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