Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64899

Compartilhe esta página

Título: Notas negras sobre práticas embranquecidas : análise do discurso crítica sobre o racismo no consultório psicológico e na imagem profissional
Autor(es): ALMEIDA, Nayana Pedrosa de Azevedo
Palavras-chave: racismo; imagem profissional; consultório psicológico; análise de discurso crítica
Data do documento: 31-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALMEIDA, Nayana Pedrosa de Azevedo. Notas negras sobre práticas embranquecidas: análise do discurso crítica sobre o racismo no consultório psicológico e na imagem profissional. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O consultório psicológico é lócus privilegiado da prática clínica e a imagem de quem lá trabalha transmite um sentido. A pesquisa teve como objetivo principal compreender a dinâmica do racismo que exerce influência na imagem profissional e no consultório psicológico. Para isso, oito entrevistas semiestruturadas com profissionais autodenominadas/dos brancas/os foram realizadas e analisadas a partir da Análise do Discurso Crítica. O material decorrente das transcrições das entrevistas possibilitou entender de que maneira a localidade e o espaço físico do consultório, bem como a circulação nos estabelecimentos onde o consultório está, são atravessados pelo racismo. A escolha do bairro, por si, parece ter influência da segregação espacial que a população negra sofre na cidade. A imagem profissional, por sua vez, pode interferir na interação com os/as pacientes de um ponto de vista simbólico, já que os aspectos corpóreos que indicam brancura podem ser compreendidos como atributos de superioridade em relação aos fenótipos das pessoas negras. Considera-se que pesquisas a respeito do consultório psicológico que enfoquem outros marcadores, como gênero, ou estabeleçam análises interseccionais de raça, classe e gênero, podem contribuir para a compreensão da prática profissional, bem como estabelecer semelhanças e diferenças das práticas clínicas realizadas em outros contextos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64899
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSSERTAÇÃO Nayana Pedrosa de Azevedo Almeida..pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons