Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64908

Compartilhe esta página

Título: Comunidade de besouros rola-bosta (Coleoptera, Scarabaeidae, Scarabaeinae) em um gradiente de distância da borda de floresta tropical úmida sob influência de matriz urbana
Autor(es): PEIXOTO, Evelyn
Palavras-chave: bioindicadores; fragmentação; Floresta atlântica; rola bosta
Data do documento: 22-Jul-2025
Citação: PEIXOTO, Evelyn. Comunidade de besouros rola-bosta (Coleoptera, Scarabaeidae, Scarabaeinae) em um gradiente de distância da borda de floresta tropical úmida sob influência de matriz urbana. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Os besouros rola-bosta (Scarabaeidae, Scarabaeinae) são detritívoros, se alimentando predominantemente de fezes de mamíferos, além de carne e frutos em decomposição. Ao utilizarem o recurso, atuam na ciclagem de nutrientes do ambiente, aeração do solo e dispersão secundária de sementes. Esses besouros são sensíveis às modificações ambientais e suas comunidades são afetadas pelos processos de fragmentação florestal. Nosso trabalho teve como objetivo avaliar as comunidades de besouros rola-bosta em diferentes distâncias de borda em uma Unidade de Conservação na cidade de Paulista, em Pernambuco. Os besouros foram coletados por meio de armadilhas de queda (pitfall) iscadas com fezes humanas e baço bovino, e o material coletado foi identificado ao menor nível taxonômico possível. Abundância e riqueza foram comparadas entre as distâncias da borda e entre os tipos de isca, utilizando-se o teste Kruskal-Wallis. Para avaliar a influência do gradiente de distância sobre a composição das espécies de besouros rola-bosta, foi conduzida a análise PERMANOVA. Para visualizar os padrões na composição de espécies ao longo do gradiente, foi realizada uma ordenação não-métrica por escalonamento multidimensional (NMDS). O IndVal foi usado para avaliar a relação das espécies com o gradiente e com o tipo de isca. Não houve diferença na abundância, riqueza ou composição no gradiente de distância da borda, mas Canthon nigripennis foi indicativa para a distância de 200m. Diante disso, acreditamos que a fragmentação florestal tenha afetado os besouros rola-bosta, tornando a comunidade homogênea.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64908
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Evelyn de Andrade Peixoto.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons