Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64955
Share on
Title: | O jovem Nietzsche e o projeto classicista alemão : convergência e dissidência |
Authors: | HERBSTER, Lara Diniz |
Keywords: | Classicismo alemão; Ideal clássico; filologia |
Issue Date: | 29-Apr-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | HERBSTER, Lara Diniz. O jovem Nietzsche e o projeto classicista alemão : convergência e dissidência. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho pretende abordar a relação de Nietzsche com os ideais humanistas do classicismo alemão. Entre os comentadores há mais de uma forma de ver a relação de Nietzsche com a tradição clássica. Por um lado, é possível argumentar que ele dá continuidade aos ideais do classicismo alemão; por outro lado, há muitos indícios que levam a supor que ele se distancia desses ideais, sobretudo em razão das críticas que tece. Diante desse panorama e considerando a ausência de consenso entre os estudiosos, a questão central que orienta este trabalho consiste em compreender qual é, afinal, a natureza da relação que Nietzsche estabelece com o classicismo alemão. Propõe-se, como hipótese, que essa relação é marcada por ambiguidades. Nietzsche não rejeita por completo o projeto clássico, tampouco o adota de forma integral. Por um lado, ele realiza uma apropriação crítica do classicismo alemão, compartilhando de seu ideal de renovação cultural. De outro lado, ele propõe mudanças ao incluir elementos trágicos e dionisíacos, acarretando um novo horizonte formativo para o indivíduo moderno. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64955 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lara Diniz Herbster.pdf | 544,85 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License