Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64969

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Rafaella Asfora Siqueira Campos-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Débora Marlania Lopes de-
dc.date.accessioned2025-08-08T18:11:13Z-
dc.date.available2025-08-08T18:11:13Z-
dc.date.issued2024-09-04-
dc.date.submitted2025-08-08-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Debora Marlania Lopes de. O USO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) NA SUPERAÇÃO DAS BARREIRAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA: A IMPORTÂNCIA DOS PARCEIROS DE COMUNICAÇÃO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64969-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo principal investigar o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) por diferentes parceiros de comunicação em pessoas Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, estão sendo analisados os sistemas e/ou recursos utilizados por esses parceiros, bem como a capacitação recebida para realizar intervenções com CAA. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando o método de Revisão Integrativa de Leitura (RIL), com base em artigos disponíveis nas bases de dados da CAPES e SciELO, publicados entre 2021 e 2024. Foram identificados 27 estudos, dos quais 4 foram selecionados após a aplicação de critérios de exclusão previamente estabelecidos. A análise dos dados evidenciou que a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) desempenha um papel fundamental na superação de barreiras comunicacionais enfrentadas por indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma vez que o uso dessas ferramentas favorece significativamente a comunicação e a interação social. Para tanto, destaca-se a importância da capacitação adequada dos parceiros de comunicação, a fim de potencializar o uso dessas estratégias.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectComunicação Aumentativa e Alternativapt_BR
dc.subjectParceiros de Comunicaçãopt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleO uso da comunicação aumentativa e alternativa (CAA) na superação das barreiras para a inclusão de estudantes com TEA: a importância dos parceiros de comunicaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9790116928577230pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Psicologia, Educação e Inclusãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_DEBORA MARLANIA LOPES DE AZEVEDO_VERSÃO FINAL.pdf787,01 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons