Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64969
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Rafaella Asfora Siqueira Campos | - |
dc.contributor.author | AZEVEDO, Débora Marlania Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T18:11:13Z | - |
dc.date.available | 2025-08-08T18:11:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-04 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-08 | - |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Debora Marlania Lopes de. O USO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) NA SUPERAÇÃO DAS BARREIRAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA: A IMPORTÂNCIA DOS PARCEIROS DE COMUNICAÇÃO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64969 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo principal investigar o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) por diferentes parceiros de comunicação em pessoas Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, estão sendo analisados os sistemas e/ou recursos utilizados por esses parceiros, bem como a capacitação recebida para realizar intervenções com CAA. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando o método de Revisão Integrativa de Leitura (RIL), com base em artigos disponíveis nas bases de dados da CAPES e SciELO, publicados entre 2021 e 2024. Foram identificados 27 estudos, dos quais 4 foram selecionados após a aplicação de critérios de exclusão previamente estabelecidos. A análise dos dados evidenciou que a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) desempenha um papel fundamental na superação de barreiras comunicacionais enfrentadas por indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma vez que o uso dessas ferramentas favorece significativamente a comunicação e a interação social. Para tanto, destaca-se a importância da capacitação adequada dos parceiros de comunicação, a fim de potencializar o uso dessas estratégias. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Comunicação Aumentativa e Alternativa | pt_BR |
dc.subject | Parceiros de Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | O uso da comunicação aumentativa e alternativa (CAA) na superação das barreiras para a inclusão de estudantes com TEA: a importância dos parceiros de comunicação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9790116928577230 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Psicologia, Educação e Inclusão | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_DEBORA MARLANIA LOPES DE AZEVEDO_VERSÃO FINAL.pdf | 787,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons