Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64969

Comparte esta pagina

Título : O uso da comunicação aumentativa e alternativa (CAA) na superação das barreiras para a inclusão de estudantes com TEA: a importância dos parceiros de comunicação
Autor : AZEVEDO, Débora Marlania Lopes de
Palabras clave : Autismo; Comunicação Aumentativa e Alternativa; Parceiros de Comunicação; Inclusão Social; Formação
Fecha de publicación : 4-sep-2024
Citación : AZEVEDO, Debora Marlania Lopes de. O USO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) NA SUPERAÇÃO DAS BARREIRAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA: A IMPORTÂNCIA DOS PARCEIROS DE COMUNICAÇÃO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente artigo tem como objetivo principal investigar o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) por diferentes parceiros de comunicação em pessoas Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, estão sendo analisados os sistemas e/ou recursos utilizados por esses parceiros, bem como a capacitação recebida para realizar intervenções com CAA. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando o método de Revisão Integrativa de Leitura (RIL), com base em artigos disponíveis nas bases de dados da CAPES e SciELO, publicados entre 2021 e 2024. Foram identificados 27 estudos, dos quais 4 foram selecionados após a aplicação de critérios de exclusão previamente estabelecidos. A análise dos dados evidenciou que a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) desempenha um papel fundamental na superação de barreiras comunicacionais enfrentadas por indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma vez que o uso dessas ferramentas favorece significativamente a comunicação e a interação social. Para tanto, destaca-se a importância da capacitação adequada dos parceiros de comunicação, a fim de potencializar o uso dessas estratégias.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64969
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_DEBORA MARLANIA LOPES DE AZEVEDO_VERSÃO FINAL.pdf787,01 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons