Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64974

Compartilhe esta página

Título: A educação física no desenvolvimento motor e psicomotricidade e habilidades motoras básicas: equilíbrio e lateralidade
Autor(es): SOARES, Maria Alice de Melo
Palavras-chave: Educação física escolar; Habilidades motoras básicas; Psicomotricidade; Educação Física para crianças
Data do documento: 31-Jul-2025
Citação: SOARES, Maria Alice de Melo. A Educação Física no Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade e Habilidades Motoras Básicas: equilíbrio e lateralidade. 2025. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: As habilidades motoras básicas são essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes durante os anos iniciais do ensino fundamental, especialmente quando estimuladas de forma bem planejada e estruturada nas aulas de Educação Física. Nesse contexto, a psicomotricidade, que integra movimento, emoções e pensamento, torna-se uma valiosa ferramenta para o desenvolvimento dessas habilidades, com ênfase no equilíbrio e na lateralidade. Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica integrativa de abordagem qualitativa, com buscas realizadas em bases de dados como PubMed, Athena (Repositório Institucional da UFPE), Portal de Periódicos da CAPES e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). O objetivo foi aprofundar a compreensão sobre como as aulas de Educação Física contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras básicas em crianças de 6 a 10 anos, destacando o equilíbrio e a lateralidade. A revisão evidenciou que essa fase da vida é especialmente propícia para o desenvolvimento motor, pois a prática psicomotora, quando aplicada corretamente, promove avanços no desempenho físico, cognitivo, emocional e social do indivíduo. Além da sala de aula, essa prática, aliada à dedicação do professor de Educação Física, possibilita que os alunos vivenciem experiências que ampliam seu repertório motor, fortalecendo seu desenvolvimento integral e contribuindo para uma formação consciente e consistente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64974
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Alice de Melo Soares.pdf561,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons