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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65024
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Título: | Avaliação dos impactos de corredores de transportes no desenvolvimento sustentável da amazônia legal |
Autor(es): | BORGES, Alan Monteiro |
Palavras-chave: | Corredores de transportes; Amazônia Legal; Desenvolvimento sustentável; Indicadores de Desenvolvimento |
Data do documento: | 28-Jul-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BORGES, Alan Monteiro. Avaliação dos impactos de corredores de transportes no desenvolvimento sustentável da amazônia legal. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A Amazônia ocupa uma posição central nos debates globais, devido principalmente à sua importância ambiental. Compreender os impactos da implantação e operação de grandes infraestruturas de transporte é essencial para fomentar um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável na região. Esta pesquisa integra análise exploratória de dados e modelagem espacial, por meio da Análise de Componentes Principais (ACP), para avaliar de forma comparativa, os impactos socioeconômicos e ambientais de 206 municípios situados ao longo dos mais importantes corredores de transporte da Amazônia Legal: a Hidrovia Solimões-Amazonas, a Rodovia Cuiabá-Santarém e as Ferrovias Norte-Sul e Carajás. A análise abrange um período de mais de três décadas (1990-2021), permitindo identificar dinâmicas temporais e tendências regionais. A partir dos resultados da ACP, observou-se que os três primeiros componentes principais (CP1, CP2 e CP3) concentraram, cerca de 67,79% de explicação cumulativa da variância dos dados. Assim foi desenvolvido o Índice de Sustentabilidade dos Municípios da Amazônia (ISMAM), classificados em cinco categorias quanto ao nível de sustentabilidade: “Muito baixo”, “Baixo”, “Intermediário”, “Alto” e “Muito alto”. Os resultados indicam uma perda significativa de áreas florestais ao longo dos corredores de transportes rodoviário e ferroviário, acompanhada pelo avanço da agropecuária. No entanto, nesses dois corredores, observa-se uma relativa estabilidade na proporção de municípios classificados com níveis “Intermediário” e “Alto”, associada a uma maior integração multimodal, avanços no IDHM, expansão da urbanização e diversificação econômica. Por outro lado, a situação dos municípios atravessados pela Hidrovia Solimões-Amazonas é preocupante, com cerca de 93% deles classificados com nível “Muito baixo” ou “Baixo” em 2010 e 2021. A baixa diversificação econômica, as dificuldades logísticas e os desafios sociais persistentes contribuem para essa vulnerabilidade dos munícipios da hidrovia, destacando a necessidade de políticas públicas mais eficazes para reverter esse quadro. Ao integrar múltiplas variáveis e abordar diferentes realidades municipais na Amazônia, esta pesquisa oferece subsídios para o aprimoramento da engenharia territorial e para a formulação de estratégias que conciliem crescimento econômico, equidade social e conservação ambiental. Os resultados reforçam a importância do planejamento integrado das infraestruturas de transporte, garantindo que seu impacto promova um desenvolvimento sustentável e minimize os efeitos adversos sobre os territórios amazônicos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65024 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Civil |
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