Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65056

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kenio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorSILVA, Mattheus Henrique de Andrade-
dc.date.accessioned2025-08-13T23:25:32Z-
dc.date.available2025-08-13T23:25:32Z-
dc.date.issued2025-07-28-
dc.date.submitted2025-08-12-
dc.identifier.citationSILVA, Mattheus Henrique de Andrade. O impacto do projeto de voleibol no desenvolvimento social dos alunos participantes: Um relato de experiência. 2025. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65056-
dc.description.abstractO voleibol é um esporte coletivo que favorece a convivência, a cooperação e o espírito de equipe, sendo amplamente utilizado no contexto escolar como ferramenta educativa. Sua prática regular estimula não apenas o desenvolvimento físico, mas também aspectos emocionais e sociais dos estudantes. Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado na Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues, onde foi desenvolvido um projeto de voleibol com alunos do ensino médio. Teve como objetivo compartilhar essa experiência, destacando suas contribuições para o desenvolvimento social dos estudantes participantes. A metodologia adotada foi qualitativa, baseada na observação participante e no envolvimento direto do autor como estagiário e técnico da equipe. As vivências observadas ao longo do projeto revelaram transformações significativas nos estudantes, como o fortalecimento da autoestima, da comunicação, da empatia e da responsabilidade. Além disso, a participação no projeto contribuiu para a criação de vínculos afetivos, para o engajamento escolar e para o desenvolvimento de competências sociais essenciais à vida em comunidade. A experiência reafirma o potencial do esporte como espaço educativo e de transformação social dentro da escola.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectVoleibol Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Socialpt_BR
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleO impacto do projeto de voleibol no desenvolvimento social dos alunos participantes: Um relato de experiênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.description.abstractxVolleyball is a team sport that promotes social interaction, cooperation, and team spirit, and it is widely used in the school setting as an educational tool. Its regular practice stimulates not only physical development but also the emotional and social aspects of students. This paper presents an account of an experience at the State Technical School "Advogado José David Gil Rodrigues," where a volleyball project was developed with high school students. The objective was to share this experience, highlighting its contributions to the social development of the participating students. The methodology adopted was qualitative, based on participant observation and the direct involvement of the author as an intern and team coach. The experiences observed throughout the project revealed significant transformations in the students, such as strengthened self-esteem, communication, empathy, and responsibility. Additionally, participation in the project contributed to the creation of emotional bonds, school engagement, and the development of social skills essential for community life. This experience reaffirms the potential of sports as an educational and socially transformative space within the school environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - MATTHEUS HENRIQUE DE ANDRADE SILVA.pdf455,84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons