Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65056
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kenio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | SILVA, Mattheus Henrique de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T23:25:32Z | - |
dc.date.available | 2025-08-13T23:25:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mattheus Henrique de Andrade. O impacto do projeto de voleibol no desenvolvimento social dos alunos participantes: Um relato de experiência. 2025. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65056 | - |
dc.description.abstract | O voleibol é um esporte coletivo que favorece a convivência, a cooperação e o espírito de equipe, sendo amplamente utilizado no contexto escolar como ferramenta educativa. Sua prática regular estimula não apenas o desenvolvimento físico, mas também aspectos emocionais e sociais dos estudantes. Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado na Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues, onde foi desenvolvido um projeto de voleibol com alunos do ensino médio. Teve como objetivo compartilhar essa experiência, destacando suas contribuições para o desenvolvimento social dos estudantes participantes. A metodologia adotada foi qualitativa, baseada na observação participante e no envolvimento direto do autor como estagiário e técnico da equipe. As vivências observadas ao longo do projeto revelaram transformações significativas nos estudantes, como o fortalecimento da autoestima, da comunicação, da empatia e da responsabilidade. Além disso, a participação no projeto contribuiu para a criação de vínculos afetivos, para o engajamento escolar e para o desenvolvimento de competências sociais essenciais à vida em comunidade. A experiência reafirma o potencial do esporte como espaço educativo e de transformação social dentro da escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Voleibol Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.subject | Empatia | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | O impacto do projeto de voleibol no desenvolvimento social dos alunos participantes: Um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502102935025700 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Volleyball is a team sport that promotes social interaction, cooperation, and team spirit, and it is widely used in the school setting as an educational tool. Its regular practice stimulates not only physical development but also the emotional and social aspects of students. This paper presents an account of an experience at the State Technical School "Advogado José David Gil Rodrigues," where a volleyball project was developed with high school students. The objective was to share this experience, highlighting its contributions to the social development of the participating students. The methodology adopted was qualitative, based on participant observation and the direct involvement of the author as an intern and team coach. The experiences observed throughout the project revealed significant transformations in the students, such as strengthened self-esteem, communication, empathy, and responsibility. Additionally, participation in the project contributed to the creation of emotional bonds, school engagement, and the development of social skills essential for community life. This experience reaffirms the potential of sports as an educational and socially transformative space within the school environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MATTHEUS HENRIQUE DE ANDRADE SILVA.pdf | 455,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons