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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65066

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Título: Educação financeira na educação de jovens e adultos do campo : uma análise de backgrounds e foregrounds de estudantes do ensino médio
Autor(es): ANDRADE, Daianny Maria de
Palavras-chave: Educação financeira; Educação matemática crítica; Educação de jovens e adultos do campo; Foregrounds; Backgrounds
Data do documento: 6-Set-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ANDRADE, Daianny Maria de. Educação financeira na educação de jovens e adultos do campo : uma análise de backgrounds e foregrounds de estudantes do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta pesquisa buscou compreender como backgrounds e foregrounds influenciam estudantes do Ensino Médio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJA Campo) na tomada de decisão em situações financeiras. Buscamos conhecer os backgrounds e os foregrounds dos estudantes de uma escola do município de Lagoa do Carro, Pernambuco; suas percepções sobre Educação Financeira; identificar as temáticas de Educação Financeira que consideram importantes e como se posicionam em situações de Educação Financeira. Utilizamos como fundamentação teórica a Educação Matemática Crítica, de Ole Skovsmose. A pesquisa, de natureza qualitativa, contou com a participação de oito estudantes em entrevistas semiestruturadas para conhecer sua história de vida do campo, escolar e financeira, além de responderem a três situações de Educação Financeira que solicitavam tomadas de decisão relativas ao consumo, planejamento e uso do dinheiro. Constatamos diversos motivos que levaram esses estudantes a interromper os estudos e que, de forma geral, reforçam a percepção do campo como lugar precário (falta de oferta da Educação Básica e falta de transporte público, por exemplo). A permanência nos estudos foi justificada a partir da necessidade de conclusão do Ensino Médio e do desejo de cursar uma faculdade, com objetivo de melhores empregos e qualidade de vida. A maioria dos estudantes não percebe na vida do campo possibilidades de futuro promissor, baseados em seus backgrounds, e apresentam, em seus foregrounds, intenções de sair do campo. Em relação à Educação Financeira, há um grande desconhecimento, com a maioria dos estudantes não lembrando de ser abordada na escola. Nas situações de educação financeira abordadas foi possível notar como background e foreground se conectam, observando-se a mobilização de sonhos como alteridade (ajudar e cuidar dos filhos, pais e família), possibilidade (fazer faculdade e cursos técnicos), fruição (carro, moto, viagens) e necessidade (moto para deslocamento, consertar o telhado, melhorar a casa em que se vive e pagar as dívidas). Defendemos maior importância da Educação Financeira no currículo escolar, com diálogo com as demandas da comunidade, contribuindo para a compreensão da realidade e das possibilidades de cada sujeito atuar nas suas próprias histórias e para a transformação social.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65066
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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