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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA FILHO, José Leão e-
dc.contributor.authorALMEIDA, Bianca Maria Jacinto de-
dc.date.accessioned2025-08-15T11:54:42Z-
dc.date.available2025-08-15T11:54:42Z-
dc.date.issued2025-07-14-
dc.date.submitted2025-08-15-
dc.identifier.citationALMEIDA, Bianca Maria Jacinto de. Análise das oportunidades de adoção de práticas da Economia Circular na percepção dos colaboradores de uma concessionária de automóveis localizada no interior da Bahia. 2025. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65088-
dc.description.abstractCom a insustentabilidade do atual modelo linear de gerir os negócios, surgiu a Economia Circular (EC), conceito que rompe a lógica tradicional de “fim de vida” dos produtos e propõe que os resíduos se tornem insumos para a fabricação de novos. A adaptabilidade da EC aos mais diversos cenários permite que seja adotada em empresas do setor de serviços, tornando possível a transição global para essa alternativa sustentável. Todavia, a maior parte dos estudos disponíveis na literatura investigam a aplicação da circularidade voltada às empresas manufatureiras, revelando diversas lacunas. Na tentativa de preencher uma delas, o presente trabalho propôs-se a analisar as oportunidades de adoção de práticas da Economia Circular em uma concessionária de automóveis localizada no interior da Bahia, no município de Vitória da Conquista - BA, na percepção dos seus colaboradores. Para tanto, fez-se o uso de várias ferramentas que apoiaram e possibilitaram as descobertas realizadas, dentre elas: o Business Model Canvas (BMC); o Framework ReSOLVE; a Matriz Esforço X Impacto; e o mapa conceitual. Como conclusões, constatou-se que, das 24 práticas circulares elencadas no estudo, todas são consideradas boas oportunidades, conforme a visão dos colaboradores da empresa. Porém, 21 (87,5%) são, de fato, viáveis, segundo a análise estratégica e experiente de um dos gestores de alto escalão da concessionária. Relacionando as práticas avaliadas pelo gestor ao Framework ReSOLVE, pôde-se constatar que a organização apresenta uma ótima performance nas ações de Regenerar, Virtualizar e Trocar. Na ação de Compartilhar, também apresentou um desempenho positivo. Entretanto, nas de Otimizar e Circular, registrou desempenhos razoáveis, mas que podem e devem melhorar, através da busca constante por novas práticas associadas ao conceito. Tais resultados evidenciam que o estabelecimento se encontra em processo avançado de transição para a Economia Circular.pt_BR
dc.format.extent89p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEconomia circularpt_BR
dc.subjectPráticas circularespt_BR
dc.subjectQuadro resolvept_BR
dc.subjectSetor de serviçospt_BR
dc.subjectConcessionária de automóveispt_BR
dc.titleAnálise das oportunidades de adoção de práticas da Economia Circular na percepção dos colaboradores de uma concessionária de automóveis localizada no interior da Bahia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1452276268936191pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0259816443529282pt_BR
dc.description.abstractxWith the unsustainability of the current linear business management model, the Circular Economy (CE) emerged. This concept breaks with the traditional "end-of-life" logic of products and proposes that waste become inputs for the manufacture of new ones. The adaptability of CE to a wide range of scenarios allows it to be adopted by companies in the service sector, enabling the global transition to this sustainable alternative. However, most studies available in the literature investigate the application of circularity to manufacturing companies, revealing several gaps. In an attempt to fill one of these gaps, this study aimed to analyze the opportunities for adopting Circular Economy practices at a car dealership located in the interior of Bahia, in the municipality of Vitória da Conquista, BA, from the perspective of its employees. To this end, several tools were used to support and enable the findings, including: the Business Model Canvas (BMC); the ReSOLVE Framework; the Effort X Impact Matrix; and the conceptual map. The conclusions reached were that, of the 24 circular practices listed in the study, all are considered good opportunities, according to the company's employees. However, 21 (87.5%) are, in fact, viable, according to the strategic and experienced analysis of one of the dealership's senior managers. By linking the practices evaluated by the manager to the ReSOLVE Framework, it was possible to observe that the organization performs excellently in the Regenerate, Virtualize, and Exchange actions. The organization also performed well in the Share action. However, the Optimize and Circulate actions performed reasonably well, but these can and should be improved through the constant pursuit of new practices associated with the concept. These results demonstrate that the establishment is in an advanced process of transitioning to the Circular Economy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

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