Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65106

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARRETO, Magna Sales-
dc.contributor.authorSANTOS, Marcones Gabriel Cristovão de Santana-
dc.date.accessioned2025-08-15T20:34:14Z-
dc.date.available2025-08-15T20:34:14Z-
dc.date.issued2025-07-31-
dc.date.submitted2025-08-15-
dc.identifier.citationSANTOS, M. G. C. S. Estudo das metodologias ativas da educação física no CONEDU "VII, VIII e IX'': contributos para o estudo do estado da arte. 2025. 30p. TCC (Licenciatura em educação física) - Universidade federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65106-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo mapear e analisar a produção acadêmica relacionada às metodologias ativas no ensino da Educação Física, com foco nas edições VII, VIII e IX do Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Por meio de uma pesquisa do tipo "estado da arte", de abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico, foram examinados os anais dos congressos para identificar trabalhos que discutem estratégias pedagógicas inovadoras voltadas à formação docente e ao ensino da Educação Física escolar. A análise dos 80 trabalhos selecionados revelou o uso crescente de metodologias como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos (ABP), aprendizagem colaborativa, gamificação e PBL, destacando-se a criatividade dos professores e a valorização do protagonismo estudantil. Apesar dos avanços, observam-se lacunas quanto à sistematização das experiências e à avaliação dos impactos dessas práticas, especialmente no que se refere à inclusão e à diversidade regional. Conclui-se que as metodologias ativas têm contribuído para transformar o ensino da Educação Física, promovendo uma aprendizagem mais crítica, participativa e alinhada às demandas contemporâneas.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.subjectformação de professorespt_BR
dc.subjectformação profissionalpt_BR
dc.subjectprofissionalidade docentept_BR
dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
dc.titleEstudo das metodologias ativas da educação física no CONEDU "VII, VIII e IX'': contributos para o estudo do estado da artept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3240695922682167pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8057833878410343pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to map and analyze the academic production related to active methodologies in Physical Education teaching, focusing on the VII, VIII, and IX editions of the National Education Congress (CONEDU). Through a state-of-the-art research, with a qualitative approach and bibliographic design, the congress proceedings were examined to identify studies discussing innovative pedagogical strategies aimed at teacher training and school-based Physical Education. The analysis of the 80 selected papers revealed the increasing use of methodologies such as flipped classroom, project-based learning (PBL), collaborative learning, gamification, and problem-based learning, highlighting the creativity of teachers and the appreciation of student protagonism. Despite these advancements, gaps were identified regarding the systematization of experiences and the evaluation of the impacts of these practices, especially in relation to inclusion and regional diversity. It is concluded that active methodologies have contributed to transforming Physical Education teaching, promoting a more critical, participatory, and contextually aligned learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2826-6033pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Marcones Gabriel Cristovão de Santana Santos.pdf
  Item embargado até 2026-08-16
285,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons