Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65106
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARRETO, Magna Sales | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Marcones Gabriel Cristovão de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-15T20:34:14Z | - |
dc.date.available | 2025-08-15T20:34:14Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, M. G. C. S. Estudo das metodologias ativas da educação física no CONEDU "VII, VIII e IX'': contributos para o estudo do estado da arte. 2025. 30p. TCC (Licenciatura em educação física) - Universidade federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65106 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo mapear e analisar a produção acadêmica relacionada às metodologias ativas no ensino da Educação Física, com foco nas edições VII, VIII e IX do Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Por meio de uma pesquisa do tipo "estado da arte", de abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico, foram examinados os anais dos congressos para identificar trabalhos que discutem estratégias pedagógicas inovadoras voltadas à formação docente e ao ensino da Educação Física escolar. A análise dos 80 trabalhos selecionados revelou o uso crescente de metodologias como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos (ABP), aprendizagem colaborativa, gamificação e PBL, destacando-se a criatividade dos professores e a valorização do protagonismo estudantil. Apesar dos avanços, observam-se lacunas quanto à sistematização das experiências e à avaliação dos impactos dessas práticas, especialmente no que se refere à inclusão e à diversidade regional. Conclui-se que as metodologias ativas têm contribuído para transformar o ensino da Educação Física, promovendo uma aprendizagem mais crítica, participativa e alinhada às demandas contemporâneas. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | educação física | pt_BR |
dc.subject | formação de professores | pt_BR |
dc.subject | formação profissional | pt_BR |
dc.subject | profissionalidade docente | pt_BR |
dc.subject | metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | Estudo das metodologias ativas da educação física no CONEDU "VII, VIII e IX'': contributos para o estudo do estado da arte | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3240695922682167 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8057833878410343 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to map and analyze the academic production related to active methodologies in Physical Education teaching, focusing on the VII, VIII, and IX editions of the National Education Congress (CONEDU). Through a state-of-the-art research, with a qualitative approach and bibliographic design, the congress proceedings were examined to identify studies discussing innovative pedagogical strategies aimed at teacher training and school-based Physical Education. The analysis of the 80 selected papers revealed the increasing use of methodologies such as flipped classroom, project-based learning (PBL), collaborative learning, gamification, and problem-based learning, highlighting the creativity of teachers and the appreciation of student protagonism. Despite these advancements, gaps were identified regarding the systematization of experiences and the evaluation of the impacts of these practices, especially in relation to inclusion and regional diversity. It is concluded that active methodologies have contributed to transforming Physical Education teaching, promoting a more critical, participatory, and contextually aligned learning process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2826-6033 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Marcones Gabriel Cristovão de Santana Santos.pdf Item embargado até 2026-08-16 | 285,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons