Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65121

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAIA, SILVANA MEDEIROS-
dc.contributor.authorFARIAS, YGOR VINICIUS COUTO-
dc.date.accessioned2025-08-18T13:19:59Z-
dc.date.available2025-08-18T13:19:59Z-
dc.date.issued2025-07-22-
dc.date.submitted2025-08-15-
dc.identifier.citationFARIAS, Ygor Vinicius Couto. A satisfação dos idosos com o serviço de uma agência bancária na cidade de Caruaru-PE. 2025. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65121-
dc.description.abstractA pesquisa pretende analisar o nível de satisfação dos usuários idosos com os serviços de uma agência bancária na cidade de Caruaru–PE. Para isso, utiliza o método SERVQUAL, que avalia a satisfação com base na relação entre expectativa e realidade percebida no serviço. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, empregando instrumentos como entrevistas estruturadas e questionários baseados na escala SERVQUAL para coleta de dados. Essa estratégia permitiu a obtenção de informações objetivas, evitando interpretações subjetivas dos pesquisadores. A pesquisa é classificada como descritiva, com o propósito de caracterizar as opiniões e percepções dos usuários sobre o atendimento bancário. Técnicas estatísticas são aplicadas para analisar os dados, possibilitando a comparação entre expectativas e percepções dos entrevistados. O estudo analisou a satisfação dos usuários utilizando estatística descritiva e planilhas no Excel para organizar as respostas socioeconômicas e avaliar os GAPs entre expectativas e percepções. Os resultados encontrados na pesquisa demonstram que a agência possui áreas que impactam a experiência do cliente, especialmente nas dimensões de ambiente físico, confiabilidade e responsividade no atendimento, destacando a necessidade de melhorias.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTerceira Idadept_BR
dc.subjectAgência Bancáriapt_BR
dc.subjectSERVQUALpt_BR
dc.titleA satisfação dos idosos com o serviço de uma agência bancária na cidade de Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0674715665942990pt_BR
dc.description.abstractxThe research aims to analyze the level of satisfaction among elderly users with the services of a bank branch in the city of Caruaru, Pernambuco, Brazil. To achieve this, the study employs the SERVQUAL method, which assesses satisfaction based on the gap between expectations and perceived service performance. The methodology follows a qualitative approach, using tools such as structured interviews and questionnaires based on the SERVQUAL scale for data collection. This strategy enabled the acquisition of objective information, avoiding subjective interpretations by researchers. The research is classified as descriptive, aiming to characterize users’ opinions and perceptions regarding banking services. Statistical techniques are applied to analyze the data, allowing for comparisons between expectations and perceptions of the respondents. The study evaluated user satisfaction using descriptive statistics and Excel spreadsheets to organize socioeconomic responses and assess the gaps between expectations and perceptions. The results indicate that the branch has areas that impact customer experience, particularly in the dimensions of physical environment, reliability, and responsiveness in service, highlighting the need for improvements.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL YGOR.pdf851,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons