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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65143

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Título: Selos sustentáveis para a indústria da moda: um contexto ambiental, social e de governança (ESG).
Autor(es): COELHO, Bruna Moura de Miranda
Palavras-chave: Selos sustentáveis; Moda sustentável; ESG; Governança corporativa
Data do documento: 12-Ago-2025
Citação: COELHO, Bruna. Selos sustentáveis para a indústria da moda: um contexto ambiental, social e de governança (ESG). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Design – Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2025.
Abstract: A indústria da moda é um setor de grande influência global, caracterizado por um acelerado ciclo de produção e consumo que gera significativos impactos ambientais e sociais. Diante da crescente conscientização de consumidores e investidores, a adoção de práticas alinhadas à Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) tornou-se um requisito para a competitividade. Os selos sustentáveis surgem, neste cenário, como mecanismos cruciais para validar e comunicar a responsabilidade das marcas. O objetivo principal deste estudo foi avaliar o impacto e a contribuição desses selos na promoção da sustentabilidade na indústria da moda. Para isso, foi empregada uma metodologia de natureza aplicada e exploratória, com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa foi conduzida em duas etapas: uma extensa revisão bibliográfica e documental sobre os principais selos nacionais e internacionais, e a aplicação de um questionário online com 314 consumidores para investigar sua percepção e comportamento. Os principais resultados revelam uma contradição entre a intenção e a ação dos consumidores: enquanto 81,8% manifestam disposição para pagar mais por produtos com certificação, 70,1% admitem baixo conhecimento sobre os selos. A pesquisa também identificou que a confiança do consumidor está mais associada à transparência e à governança interna da empresa do que à simples presença de um selo. Conclui-se que, para serem eficazes, os selos devem ir além da função de marketing e ser o reflexo de uma transformação corporativa verdadeira, fundamentada por uma comunicação acessível que eduque o consumidor e fortaleça a reputação da marca.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65143
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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