Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65155
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Soares, Thiago | - |
dc.contributor.author | Calado, Hugo Gabriel de Sá | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-19T13:30:38Z | - |
dc.date.available | 2025-08-19T13:30:38Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-18 | - |
dc.identifier.citation | Calado, Hugo Gabriel de Sá. #Notmyariel e as controvérsias sobre a representação do corpo negro no cinema. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Rádio, Tv e Internet) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65155 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga as controvérsias em torno da representatividade racial no cinema a partir da repercussão do live-action A Pequena Sereia (2023), estrelado por Halle Bailey, atriz negra escalada para o papel de Ariel. A partir da análise discursiva de postagens no X (antigo Twitter) com a hashtag #NotMyAriel, entre 2019 e 2023, o estudo busca compreender como o campo midiático contemporâneo reflete e produz resistências à diversidade. Fundamentado em autores como Stuart Hall (2019), Michel Pêcheux (1990), bell hooks (2019) e Frantz Fanon (1952), o trabalho articula uma leitura crítica sobre o racismo estrutural nas representações audiovisuais e os efeitos subjetivos da presença negra em narrativas midiáticas. Observa-se que a reação à escolha da atriz expressa não apenas uma nostalgia estética, mas a manutenção simbólica da branquitude como norma nos imaginários culturais. Ao mesmo tempo, o filme revela o poder da representatividade positiva na infância negra e evidencia o papel das redes sociais digitais como arenas de disputa e afirmação identitária. A pesquisa conclui que, embora corporativa e mercantilizada, a diversidade pode gerar impactos transformadores, desde que acompanhada de mudanças estruturais na cadeia produtiva e narrativa da indústria cultural. | pt_BR |
dc.format.extent | 69 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Representatividade | pt_BR |
dc.subject | Racialização | pt_BR |
dc.subject | Discurso midiático | pt_BR |
dc.subject | Cinema e identidade | pt_BR |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | Infância negra | pt_BR |
dc.title | #Notmyariel e as controvérsias sobre a representação do corpo negro no cinema | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/8404228786481624 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper investigates the controversies surrounding racial representation in cinema, focusing on the reaction to the live-action The Little Mermaid (2023), starring Halle Bailey, a Black actress cast as Ariel. Through a discursive analysis of posts on X (formerly Twitter) with the hashtag #NotMyAriel, from 2019 to 2023, the study seeks to understand how the contemporary media field reflects and produces resistance to diversity. Drawing on authors such as Stuart Hall (2019), Michel Pêcheux (1990), bell hooks (2019), and Frantz Fanon (1952), the paper presents a critical reading of structural racism in audiovisual representations and the subjective effects of Black presence in media narratives. It is observed that the reaction to the actress’s casting expresses not only aesthetic nostalgia but also the symbolic maintenance of whiteness as the norm in cultural imaginaries. At the same time, the film reveals the power of positive representation in Black childhood and highlights the role of digital social networks as arenas for identity contestation and affirmation. The research concludes that, although corporate and commercialized, diversity can have transformative impacts, provided it is accompanied by structural changes in the cultural industry’s production and narrative chains. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Rádio, TV e Internet – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Rádio, TV e Internet |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Hugo Gabriel de Sá Calado.pdf | 2,62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons