Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65212

Compartilhe esta página

Título: EVASÃO FEMININA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(es): Oliveira, Weydson Wallis Gouveia
Palavras-chave: Evasão escolar; Educação Física; Ensino Médio; Participação feminina; Gênero
Data do documento: 7-Ago-2025
Citação: OLIVEIRA, Weydson Wallis Gouveia. EVASÃO FEMININA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2025. 25 v. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A evasão escolar nas aulas de Educação Física é um fenômeno complexo que afeta especialmente estudantes do sexo feminino do Ensino Médio, com impactos significativos sobre a formação integral das estudantes. Esse afastamento, por vezes, está relacionado a fatores socioculturais, questões de autoestima, estigmas de gênero e à falta de representatividade e acolhimento nas práticas pedagógicas. Com isso, compromete-se não apenas a formação corporal, mas também, dimensões socioemocionais e identitárias dessas estudantes. Este estudo de natureza qualitativa tem por objetivo analisar os fatores associados à evasão feminina nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, tomando por base a literatura. Neste contexto, busca-se compreender, a partir de referenciais teóricos e estudos já realizados, como aspectos socioculturais, pedagógicos, emocionais e estruturais contribuem para o afastamento das estudantes, evidenciando desafios e possíveis caminhos para tornar as práticas mais inclusivas, equitativas e significativas para o público feminino. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com busca em bases de dados e a realizada por meio de busca sistematizada em bases de dados científicas e na literatura especializada sobre o tema. Essa metodologia permite reunir, analisar e sintetizar os conhecimentos produzidos em diferentes estudos, com o intuito de identificar padrões, lacunas e contribuições relevantes acerca da evasão feminina nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Foram selecionados três estudos que tratavam diretamente da temática. Os resultados apontam que as principais causas da evasão estão relacionadas a metodologias pedagógicas não significativas às expectativas das estudantes. A infraestrutura inadequada e práticas docentes que reproduzem estereótipos de gênero. A literatura analisada fornece subsídios relevantes para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas. Este estudo aponta indícios para a construção de outras pesquisas na perspectiva de ampliar o universo de debates e reflexões sobre o seu objeto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65212
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Weydson.pdf385 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons