Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65220

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Simone Rabelo da-
dc.contributor.authorPINHEIRO, Elaine Batista-
dc.date.accessioned2025-08-19T23:52:36Z-
dc.date.available2025-08-19T23:52:36Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.date.submitted2025-08-19-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Elaine Batista. A horta como instrumento pedagógico: um guia para professores. 2025. 99 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65220-
dc.description.abstractHortas são importantes para auxiliar na segurança alimentar e nutricional e na relação com a natureza. Os materiais em geral são mais voltados para a prática do plantio, manutenção e colheita dos alimentos na horta. A falta de guias que auxiliem o professor no planejamento pedagógico das atividades, contribuiu para a construção dessa proposta educativa. O principal objetivo desse trabalho é elaborar um guia pedagógico para auxiliar professoras e professores no processo de implantação, manejo e utilização de uma horta agroecológica. Tem como público alvo professoras e professores de escolas do ensino médio, podendo ser replicada por outras etapas da educação básica ou em comunidades. A partir da metodologia adotada o planejamento e desenvolvimento do guia foi baseado em pesquisa de trabalhos publicados, a análise desses materiais atribuiu fundamentação teórica , estrutura e materiais de apoio. Como resultado desse trabalho foi elaborado um guia didático intitulado de “IM- Plantando Horta agroecológica na Escola; Um guia para professores” que apresenta uma sequência didática detalhada de implantação, manutenção e uso prático da horta agroecológica, O guia apresenta uma metodologia prática, com sequência que promove a simplificação do processo de implantação, com instrumentos que garantem que os objetivos de aprendizagem estejam alinhados com a BNCC e o currículo de Pernambuco, colaborando como uma ferramenta de uso pedagógico durante o processo de implantação e manutenção da horta agroecológica.pt_BR
dc.format.extent99p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.titleA horta como instrumento pedagógico: um guia para professorespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0094782745259170pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1295351107962092pt_BR
dc.description.abstractxGardens are important to help in food and nutrition security and the relationship with nature. The materials in general are more aimed at the practice of planting, maintenance and harvest of food in the garden. The lack of guides that assist the teacher in the pedagogical planning of activities, contributed to the construction of this educational proposal. The main objective of this work is to develop a pedagogical guide to assist teachers in the process of implementation, management and use of an agroecological garden. It is aimed at teachers of secondary schools, and can be replicated by other stages of basic education or in communities. From the methodology adopted, the planning and development of the guide was based on research of published works, the analysis of these materials attributed theoretical foundation , structure and support materials. As a result of this work was developed a didactic guide entitled "IM- Planting agroecological garden in the school; A guide for teachers" that presents a detailed didactic sequence of implementation, maintenance and practical use of the with a sequence that promotes the simplification of the implementation process, with instruments that ensure that the learning objectives are aligned with the BNCC and the Pernambuco curriculum, collaborating as a tool for pedagogical use during the process of implementation and maintenance of the agroecological garden.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- ELAINE BATISTA PINHEIRO.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons