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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65229
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Título: | O uso de padrões de acessibilidade web para o aperfeiçoamento do desenvolvimento de uma plataforma digital acadêmica |
Autor(es): | VALENÇA, Luciula Vasconcelos |
Palavras-chave: | Plataforma digital; Acessibilidade; Usabilidade |
Data do documento: | 16-Jul-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | VALENÇA, Luciula Vasconcelos. O uso de padrões de acessibilidade web para o aperfeiçoamento do desenvolvimento de uma plataforma digital acadêmica. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A pesquisa teve como objetivo geral propor recomendações de acessibilidade e usabilidade para o aperfeiçoamento da interface digital da plataforma acadêmica do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFPE, atualmente em fase de desenvolvimento. As recomendações visam promover a inclusão digital e aprimorar a experiência dos usuários, contribuindo para uma futura implementação mais alinhada às diretrizes do design universal e às normas de acessibilidade. A pesquisa justifica- se pela existência de falhas recorrentes em plataformas acadêmicas que desconsideram requisitos normativos e princípios do Design Universal, impactando negativamente a experiência de pessoas com deficiência e contrariando marcos legais como a Lei Brasileira de Inclusão (2015) e padrões como as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.1). A pesquisa, do tipo estudo aplicado, utilizou abordagem metodológica mista, articulando avaliação heurística por especialistas, inspeção automatizada por meio da ferramenta WAVE e análise estatística descritiva e não paramétrica. Os resultados foram organizados por meio de uma matriz de combinação entre os achados da avaliação heurística e os erros identificados pela ferramenta automatizada, permitindo a análise integrada dos dados. Os resultados evidenciaram falhas críticas nas páginas “Novo Projeto” e “Animais”, como ausência de contraste (WCAG) e inconsistências visuais (heurísticas H4, H5, H7 e H10), comprometendo a experiência do usuário. A triangulação dos métodos possibilitou uma análise integrada, destacando pontos de sobreposição e complementaridade entre os achados. Constatou-se que a interface da plataforma não atende plenamente aos critérios de acessibilidade, usabilidade e design centrado no usuário. Conclui-se que a articulação entre métodos automatizados e avaliação heurística é eficaz para diagnosticar barreiras digitais e propor intervenções fundamentadas. A pesquisa oferece subsídios teóricos e técnicos para o desenvolvimento de ambientes acadêmicos mais inclusivos, alinhados às exigências legais e à equidade no ensino superior. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65229 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ergonomia |
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