Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65230
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DUTRA FILHO, João de Andrade | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Jamille Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-20T14:37:47Z | - |
dc.date.available | 2025-08-20T14:37:47Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Jamille maria de. Desenvolvimento e avaliação de um jogo didático para o ensino de especiação : uma abordagem interativa e inovadora. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65230 | - |
dc.description.abstract | A compreensão dos mecanismos evolutivos é fundamental para o ensino de Biologia, porém temas como especiação alopátrica ainda representam desafios na prática pedagógica, sobretudo em razão de sua complexidade e caráter abstrato. Estratégias que associam teoria e prática têm se mostrado eficazes para superar essas dificuldades, especialmente no contexto da escola pública. Diante desse cenário, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático voltado ao ensino de especiação alopátrica. A pesquisa foi realizada com estudantes do 2o ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Justulino Ferreira Gomes, localizada no município de Bom Jardim, Pernambuco. A proposta metodológica envolveu a divisão dos estudantes em três grupos: um submetido à aula expositiva, outro à aplicação do jogo didático e um terceiro à combinação das duas abordagens. A coleta de dados foi realizada por meio de testes e questionários, com análise quali-quantitativa dos resultados. A análise quantitativa consistiu em procedimentos estatísticos descritivos e teste não paramétricos, enquanto a análise qualitativa foi conduzida com base na técnica de Análise de Conteúdo, a partir das categorias: engajamento, ludicidade e assimilação. Os dados indicaram que a utilização do jogo contribuiu para o aumento do interesse dos estudantes, favoreceu a participação ativa nas atividades propostas e promoveu maior apropriação dos conceitos científicos. A comparação entre os grupos evidenciou que a integração entre metodologias tradicionais e lúdicas potencializa os processos de ensino e aprendizagem no conteúdo de evolução biológica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Evolução | pt_BR |
dc.subject | Especiação | pt_BR |
dc.subject | Jogo didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Análise de conteúdo | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e avaliação de um jogo didático para o ensino de especiação : uma abordagem interativa e inovadora | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2764612841445367 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5364508296916864 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | Understanding evolutionary mechanisms is essential for Biology education; however, topics such as allopatric speciation still present challenges in pedagogical practice, especially due to their complexity and abstract nature. Strategies that combine theory and practice have proven effective in overcoming these difficulties, particularly in the context of public schools. In this scenario, the present study aimed to develop and implement a didactic game focused on teaching allopatric speciation. The research was conducted with second-year high school students from the Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Justulino Ferreira Gomes, located in the municipality of Bom Jardim, Pernambuco, Brazil. The methodological approach involved dividing the students into three groups: one exposed to a lecture-based class, another to the didactic game, and a third to a combination of both approaches. Data collection was carried out through tests and questionnaires, with a qualitative and quantitative analysis of the results. The quantitative analysis included descriptive statistics and non-parametric tests, while the qualitative analysis was based on the Content Analysis technique, using the categories: engagement, playfulness, and assimilation. The data indicated that the use of the game contributed to increased student interest, fostered active participation in the proposed activities, and promoted greater appropriation of scientific concepts. The comparison between groups showed that integrating traditional and playful methodologies enhances the teaching and learning processes in the context of biological evolution. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jamille Maria De Santana.pdf | 6,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons