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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65230

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUTRA FILHO, João de Andrade-
dc.contributor.authorSANTANA, Jamille Maria de-
dc.date.accessioned2025-08-20T14:37:47Z-
dc.date.available2025-08-20T14:37:47Z-
dc.date.issued2025-06-30-
dc.identifier.citationSANTANA, Jamille maria de. Desenvolvimento e avaliação de um jogo didático para o ensino de especiação : uma abordagem interativa e inovadora. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65230-
dc.description.abstractA compreensão dos mecanismos evolutivos é fundamental para o ensino de Biologia, porém temas como especiação alopátrica ainda representam desafios na prática pedagógica, sobretudo em razão de sua complexidade e caráter abstrato. Estratégias que associam teoria e prática têm se mostrado eficazes para superar essas dificuldades, especialmente no contexto da escola pública. Diante desse cenário, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático voltado ao ensino de especiação alopátrica. A pesquisa foi realizada com estudantes do 2o ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Justulino Ferreira Gomes, localizada no município de Bom Jardim, Pernambuco. A proposta metodológica envolveu a divisão dos estudantes em três grupos: um submetido à aula expositiva, outro à aplicação do jogo didático e um terceiro à combinação das duas abordagens. A coleta de dados foi realizada por meio de testes e questionários, com análise quali-quantitativa dos resultados. A análise quantitativa consistiu em procedimentos estatísticos descritivos e teste não paramétricos, enquanto a análise qualitativa foi conduzida com base na técnica de Análise de Conteúdo, a partir das categorias: engajamento, ludicidade e assimilação. Os dados indicaram que a utilização do jogo contribuiu para o aumento do interesse dos estudantes, favoreceu a participação ativa nas atividades propostas e promoveu maior apropriação dos conceitos científicos. A comparação entre os grupos evidenciou que a integração entre metodologias tradicionais e lúdicas potencializa os processos de ensino e aprendizagem no conteúdo de evolução biológica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectEspeciaçãopt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de um jogo didático para o ensino de especiação : uma abordagem interativa e inovadorapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2764612841445367pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5364508296916864pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxUnderstanding evolutionary mechanisms is essential for Biology education; however, topics such as allopatric speciation still present challenges in pedagogical practice, especially due to their complexity and abstract nature. Strategies that combine theory and practice have proven effective in overcoming these difficulties, particularly in the context of public schools. In this scenario, the present study aimed to develop and implement a didactic game focused on teaching allopatric speciation. The research was conducted with second-year high school students from the Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Justulino Ferreira Gomes, located in the municipality of Bom Jardim, Pernambuco, Brazil. The methodological approach involved dividing the students into three groups: one exposed to a lecture-based class, another to the didactic game, and a third to a combination of both approaches. Data collection was carried out through tests and questionnaires, with a qualitative and quantitative analysis of the results. The quantitative analysis included descriptive statistics and non-parametric tests, while the qualitative analysis was based on the Content Analysis technique, using the categories: engagement, playfulness, and assimilation. The data indicated that the use of the game contributed to increased student interest, fostered active participation in the proposed activities, and promoted greater appropriation of scientific concepts. The comparison between groups showed that integrating traditional and playful methodologies enhances the teaching and learning processes in the context of biological evolution.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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