Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65230

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento e avaliação de um jogo didático para o ensino de especiação : uma abordagem interativa e inovadora
Autor(es): SANTANA, Jamille Maria de
Palavras-chave: Evolução; Especiação; Jogo didático; Ensino-aprendizagem; Análise de conteúdo
Data do documento: 30-Jun-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTANA, Jamille maria de. Desenvolvimento e avaliação de um jogo didático para o ensino de especiação : uma abordagem interativa e inovadora. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A compreensão dos mecanismos evolutivos é fundamental para o ensino de Biologia, porém temas como especiação alopátrica ainda representam desafios na prática pedagógica, sobretudo em razão de sua complexidade e caráter abstrato. Estratégias que associam teoria e prática têm se mostrado eficazes para superar essas dificuldades, especialmente no contexto da escola pública. Diante desse cenário, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático voltado ao ensino de especiação alopátrica. A pesquisa foi realizada com estudantes do 2o ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Justulino Ferreira Gomes, localizada no município de Bom Jardim, Pernambuco. A proposta metodológica envolveu a divisão dos estudantes em três grupos: um submetido à aula expositiva, outro à aplicação do jogo didático e um terceiro à combinação das duas abordagens. A coleta de dados foi realizada por meio de testes e questionários, com análise quali-quantitativa dos resultados. A análise quantitativa consistiu em procedimentos estatísticos descritivos e teste não paramétricos, enquanto a análise qualitativa foi conduzida com base na técnica de Análise de Conteúdo, a partir das categorias: engajamento, ludicidade e assimilação. Os dados indicaram que a utilização do jogo contribuiu para o aumento do interesse dos estudantes, favoreceu a participação ativa nas atividades propostas e promoveu maior apropriação dos conceitos científicos. A comparação entre os grupos evidenciou que a integração entre metodologias tradicionais e lúdicas potencializa os processos de ensino e aprendizagem no conteúdo de evolução biológica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65230
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jamille Maria De Santana.pdf6,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons