Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65238

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Izabela Domingues da-
dc.contributor.authorPIRES, Ayrton Hascemberg Marinho-
dc.date.accessioned2025-08-20T15:45:49Z-
dc.date.available2025-08-20T15:45:49Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationHascemberg, Ayrton. "Melhor do que a subida, só mesmo assistir à queda": as dinâmicas de rupturas em comunidades de sentido através da cultura do cancelamento. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65238-
dc.description.abstractA cultura do cancelamento ganhou força no princípio da terceira década do século XXI, principalmente nos sites de redes sociais, como o Instagram. Esta pesquisa tem como objetivo investigar esse fenômeno e sua relação com as comunidades de vida e de sentido, a partir dos conceitos propostos por Berger e Luckmann (2004). Também observamos essa manifestação a partir dos estudos de Recuero (2009) sobre redes sociais na internet e Bourdieu (1986,1998, 2004) com a teoria dos capitais. Domingues e Miranda (2018) possibilitam estabelecer um paralelo entre a cultura do cancelamento e o consumo de ativismo e identificar fatores que potencializam e estabelecem essa cultura como uma possível determinante de participação e ruptura em comunidades de sentido. Com abordagem qualitativa, entendemos a função do discurso como elemento de formação de regras de sentido dentro dessas comunidades. O corpus de pesquisa contou com três casos de cancelamento com ampla repercussão em rede, a partir dos quais foi possível analisar como as disputas discursivas presentes na cultura do cancelamento podem determinar rupturas em comunidades de sentido.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectComunidades de sentidopt_BR
dc.subjectCultura do cancelamentopt_BR
dc.subjectSites de redes sociaispt_BR
dc.title"Melhor do que a subida, só mesmo assistir à queda": as dinâmicas de rupturas em comunidades de sentido através da cultura do cancelamentopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4532386450343334pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3194123495763584pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxCancel culture got stronger during the early years of the third decade of the 21st century, specially on social media, like Twitter and Instagram. This academic research aims to investigate the phenomenon and its relation to a community of life and of sense, from the proposed concepts by Berger and Luckmann (2004). There is also a demonstration based on Recuero (2009) studies about social media on internet and Bourdieu’s (1986,1998,2004) capital theory. Domingues and Miranda (2018) allows to establishing a parallel between cancel culture and consumption of activism and identify factores that potentiates and set this culture as a possibly decisive fator of participation and rupture in communities of sense. With qualitative approach, it’s possible understand which are the function of discourse as a element of training of rules of meaning inside of these communities. The corpus search used three cases of cancellation with wide repercussion on the web, from with was possible to analyze how the discursive disputes prevailing in the cancel culture could set disruption on the communities of sense.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ayrton Hascemberg Marinho Pires.pdf3,61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons