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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65241

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Título: Atenção à criança com transtorno do espectro autista no sistema de saúde público brasileiro: uma revisão integrativa sobre identificação, diagnóstico e encaminhamento.
Autor(es): SILVA, Mágno Wesley Gomes da
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista; Diagnóstico precoce; Atenção primária à saúde; Sistema único de saúde
Data do documento: 11-Ago-2025
Citação: SILVA, Mágno Wesley Gomes da. Atenção à criança com transtorno do espectro autista no sistema de saúde público brasileiro: Uma revisão integrativa sobre identificação, diagnóstico e encaminhamento. 2025. 35 f. TCC (Graduação em Saúde Coletiva) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o desenvolvimento infantil e exige atenção cuidadosa desde os primeiros sinais. Este trabalho teve como objetivo entender, a partir de uma revisão integrativa da literatura, como tem sido descrito o processo de identificação, diagnóstico e encaminhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no sistema de saúde brasileiro. Foram consultadas as bases PubMed, Scielo e Google Acadêmico, usando descritores em português e inglês relacionados ao tema. Após a triagem e leitura completa dos estudos, oito artigos publicados entre 2020 e 2024 foram incluídos na análise. A leitura dos trabalhos permitiu agrupar os achados em cinco grandes eixos: identificação dos primeiros sinais, relação entre profissionais de saúde e famílias, processo de diagnóstico, participação familiar e fluxo de encaminhamentos. De forma geral, os estudos mostram que a atenção primária tem papel essencial na detecção precoce, e que o vínculo com as famílias é determinante para que esse cuidado aconteça de forma efetiva. Ao mesmo tempo, os desafios enfrentados — como a falta de preparo das equipes, a demora nos encaminhamentos e a dificuldade de acesso a especialistas — revelam a necessidade de investir mais na formação profissional e no fortalecimento da rede de atenção. O estudo reforça que escutar, acolher e apoiar as famílias são atitudes fundamentais para garantir que o cuidado às crianças com TEA seja mais humano, eficiente e resolutivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65241
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Saúde Coletiva

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