Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65244
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | De souza, Leandro Pereira | - |
dc.contributor.author | DA COSTA, Matheus oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-20T17:10:39Z | - |
dc.date.available | 2025-08-20T17:10:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-19 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Matheus Oliveira da. A musicalização através das Tecnologias Digitais de Informação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65244 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo destacar a importância do ensino de música nas escolas de educação básica, enfatizando o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como uma ferramenta valiosa para enriquecer as aulas de música. No decorrer do trabalho, são apresentados diversos recursos disponíveis, tais como softwares de edição musical, aplicativos de ensino de instrumentos, jogos educativos, entre outros, que podem tornar as aulas mais interativas e atrativas para os alunos. O trabalho apresenta um relato de experiência de musicalização da Orquestra de Tablets da Escola Municipal Reitor João Alfredo. No entanto, também são apresentados os desafios do uso das TDICs no ensino de música, tais como a falta de infraestrutura adequada e a desigualdade de acesso às tecnologias. Por fim, será apresentado as considerações finais com base nas discussões anteriores. Desta forma, busca-se destacar a importância do uso das TDICs no ensino de música para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, contribuindo para um processo de ensino aprendizagem significativo e contextualizado com o cotidiano dos alunos. Palavras-chave: tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), ensino de música, educação básica, instrumentos virtuais | pt_BR |
dc.format.extent | 38p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) | pt_BR |
dc.subject | ensino de música | pt_BR |
dc.subject | educação básica | pt_BR |
dc.subject | instrumentos virtuais | pt_BR |
dc.title | A MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Couto, Profa. Dra. Ana Carolina Nunes do | - |
dc.contributor.advisor-co | Lima, Prof. Dr. Sérgio Ricardo de Godoy | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7048533513660724 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3563806036881003 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to highlight the importance of music education in basic education schools, emphasizing the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) as a valuable tool to enrich music classes. Throughout the paper, various available resources are presented, such as music editing software, instrument learning apps, educational games, among others, which can make lessons more interactive and engaging for students. The work includes an experience report on the musicalization project of the Tablet Orchestra at Reitor João Alfredo Municipal School. However, it also addresses the challenges of using DICTs in music education, such as the lack of adequate infrastructure and unequal access to technology. Finally, the conclusion presents final considerations based on the previous discussions. In this way, the work seeks to emphasize the importance of using DICTs in music education to promote students' cognitive, emotional, and social development, contributing to a meaningful and contextualized teaching and learning process aligned with students’ daily lives. Keywords: digital information and communication technologies (DICTs), music education, basic education, virtual instruments. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1207366985465257 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9958194556248885 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Matheus Oliveira Da Costa .pdf | 713,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons