Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65247

Share on

Title: Formação do docente na atuação com bebês na creche: limites e possibilidades
Authors: SILVA, Maria Gabriela Souto
Keywords: Formação Docente; Educação Infantil; Professor de Bebês; Primeiríssima Infância; Creche
Issue Date: 11-Apr-2025
Citation: SILVA, Maria Gabriela Souto. Formação do Docente na Atuação com Bebês na Creche: limites e possibilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente estudo investiga os limites e possibilidades da formação docente para a atuação com bebês na creche, considerando os desafios do fazer pedagógico na primeiríssima infância. A partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com professores de diferentes creches da Rede Municipal do Recife e com diferentes tempos de formação, e observadas cenas do cotidiano de suas turmas de berçário e Grupo I, submetendo os dados coletados à análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a formação inicial parece ser incipiente para constituir um bom docente de bebês, apontando a formação continuada e a formação humana como caminhos possíveis para uma docência sensível, ética e comprometida em educar e cuidar dos bebês.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65247
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GabiSouto_VersaoFinal_assinado.pdf373,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons