Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65249
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Rosely Tavares de | - |
dc.contributor.author | MARTIN, Ewerton Douglas da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-20T18:41:42Z | - |
dc.date.available | 2025-08-20T18:41:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-19 | - |
dc.identifier.citation | MARTIN, Ewerton Douglas da Silva. Educação sexual e as lacunas legislativas: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional sob a perspectiva de trabalhos acadêmicos em Pernambuco. 2025. 31 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65249 | - |
dc.description.abstract | A educação sexual é um tema que necessita ter importância no processo de ensino-aprendizagem do corpo humano dos estudantes, principalmente em ciências e em biologia. Porém, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), nº 9.394/96, necessita estabelecer recomendações explícitas e necessárias na implementação da educação sexual no Brasil, para que desta forma o tema seja adequadamente abordado no cenário das escolas brasileiras. Este trabalho teve como objetivo analisar as políticas educacionais para a educação sexual a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, através de trabalhos de conclusão de curso apenas no repositório da UFPE (ATTENA). Por meio de uma metodologia qualitativa, foi possível examinar quatro TCCs (2021-2023), disponíveis no Repositório ATTENA, de graduados pela UFPE dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física e Serviço Social, com a intenção de investigar como temáticas relacionadas ao tema educação sexual tem sido discutidas. Os resultados demonstram consenso entre os autores dos TCCs: a LDBEN, ao não estabelecer diretrizes objetivas sobre educação sexual, gera inconsistências práticas. Os trabalhos analisados também criticam a dependência de documentos complementares (como a BNCC) para suprir lacunas da lei, o que fragiliza a efetividade pedagógica. As discussões reforçam que a falta de amparo normativo expõe estudantes a uma aprendizagem insatisfatória. Conclui-se que a LDBEN falha em garantir uma educação sexual integral, comprometendo a formação dos estudantes, assim, a inclusão de dispositivos legais explícitos, a integração curricular transversal do tema e investimentos em capacitação docente e materiais pedagógicos são instrumentos necessários para a efetividade de uma educação sexual emancipatória. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação Sexual | pt_BR |
dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas Educacionais | pt_BR |
dc.title | Educação sexual e as lacunas legislativas: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional sob a perspectiva de trabalhos acadêmicos em Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0061073589153666 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0564331936441135 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Sex education is a topic that must be given importance in the teaching and learning process of the human body, especially in Science and Biology. However, the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN), no. 9,394/96, still needs to establish explicit and necessary recommendations for the implementation of sex education in Brazil, so that the subject can be properly addressed in Brazilian schools. This study aimed to analyze educational policies regarding sex education based on the LDBEN, through undergraduate thesis works available exclusively in UFPE’s repository (ATTENA). Using a qualitative methodology, it was possible to examine four undergraduate theses (2021–2023), published in the ATTENA Repository by graduates in Biological Sciences, Physical Education, and Social Work, in order to investigate how issues related to sex education have been discussed. The results show a consensus among the authors: the LDBEN, by not establishing objective guidelines on sex education, creates practical inconsistencies. The analyzed works also criticize the reliance on complementary documents (such as the BNCC) to fill legal gaps, which weakens pedagogical effectiveness. The discussions reinforce that the lack of normative support exposes students to unsatisfactory learning. It is concluded that the LDBEN fails to ensure comprehensive sex education, thereby compromising students’ education. Thus, the inclusion of explicit legal provisions, the transversal curricular integration of the theme, and investments in teacher training and pedagogical materials are necessary instruments for the effectiveness of an emancipatory sex education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ewerton Douglas da SIlva Martin.pdf | 684,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons