Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65251

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTORRES, Maria Fernanda Abrantes-
dc.contributor.authorGOMES, Laura Vitória Bezerra-
dc.date.accessioned2025-08-20T21:35:50Z-
dc.date.available2025-08-20T21:35:50Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-07-18-
dc.identifier.citationGOMES, Laura Vitória Bezerra. A importância da aula de campo como ferramenta de ensino-aprendizagem no estudo dos serviços ecossistêmicos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65251-
dc.description.abstractOs serviços ecossistêmicos são essenciais para a manutenção da vida e do bem-estar humano, pois incluem benefícios como a purificação da água, regulação do clima, polinização, fertilidade do solo, provisão de alimentos, dentre outros. Além disso, desempenham um papel fundamental na estabilidade ambiental e na resiliência dos ecossistemas diante das mudanças climáticas. A preservação desses serviços é crucial para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais e a qualidade de vida das futuras gerações. O objetivo desta pesquisa é avaliar a eficácia das aulas de campo como ferramenta de ensino-aprendizagem na compreensão dos serviços ecossistêmicos, promovendo a sensibilização ambiental e o reconhecimento da relação entre seres humanos e a natureza. Para isso, foi desenvolvida uma aula de Campo na Escola Municipal Iana Monteiro de Carvalho para os alunos do 8o ano do ensino fundamental, localizada em Itabaiana, Sergipe, e a produção de uma sequência didática. Durante a atividade de campo utilizou-se um checklist para analisar a percepção e o conhecimento dos alunos sobre os serviços ecossistêmicos. Os resultados indicam que os estudantes foram capazes de identificar diversos serviços ecossistêmicos, como fornecimento de alimentos, regulação térmica e habitat para fauna, demonstrando mudanças em sua percepção sobre o ambiente. A experiência contribuiu para um aprendizado mais significativo ao conectar teoria e prática, despertar o olhar crítico e reforçar a importância do espaço escolar como recurso educativo. O trabalho também evidencia desafios enfrentados nas saídas de campo, como limitações logísticas, necessidade de linguagem acessível e integração com a realidade dos alunos. Diante disso, destaca-se a necessidade de uma abordagem e planejamento pedagógico mais aprofundado, que amplie a compreensão crítica dos serviços ecossistêmicos e ultrapasse barreiras logísticas. Uma aula de campo bem estruturada contribui para a valorização desses serviços, promovendo a conservação da biodiversidade e um desenvolvimento sustentável que equilibre a relação entre sociedade e meio ambiente.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectChecklistpt_BR
dc.titleA importância da aula de campo como ferramenta de ensino-aprendizagem no estudo dos serviços ecossistêmicospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5048210314280585pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5034472088902118pt_BR
dc.description.abstractxEcosystem services are essential for the maintenance of life and human well-being, as they include benefits such as water purification, climate regulation, pollination, soil fertility, food provision, among others. In addition, they play a fundamental role in environmental stability and ecosystem resilience in the face of climate change. The preservation of these services is crucial to ensure the sustainability of natural resources and the quality of life of future generations. The objective of this research is to evaluate the effectiveness of field classes as a teaching-learning tool in understanding ecosystem services, promoting environmental awareness and recognition of the relationship between humans and nature. To this end, a field class was developed at the Iana Monteiro de Carvalho Municipal School for 8th grade elementary school students, located in Itabaiana, Sergipe, and the production of a didactic sequence. During the field activity, a checklist was used to analyze the students' perception and knowledge about ecosystem services. The results indicate that the students were able to identify several ecosystem services, such as food supply, thermal regulation and habitat for wildlife, demonstrating changes in their perception of the environment. The experience contributed to more meaningful learning by connecting theory and practice, awakening a critical eye and reinforcing the importance of the school space as an educational resource. The research also highlights challenges faced during field trips, such as logistical limitations, the need for accessible language and integration with the students' reality. In view of this, the need for a more in-depth pedagogical approach and planning is highlighted, which broadens the critical understanding of ecosystem services and overcomes logistical barriers. A well-structured field class contributes to the appreciation of these services, promoting biodiversity conservation and sustainable development that balances the relationship between society and the environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
parte final 1_merged.pdf15,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons