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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65258

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dc.contributor.advisorSILVA, Maria Angélica da-
dc.contributor.authorALVES, Elen Gabriele Guimaraes-
dc.date.accessioned2025-08-21T13:24:53Z-
dc.date.available2025-08-21T13:24:53Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-08-20-
dc.identifier.citationALVES, Elen Gabriele Guimarães. Conhecimento tradicional e conhecimento científico: Pontos de partida e pontos de chegada a partir do conhecimento tradicional indígena da comunidade Xukuru do Ororubá.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65258-
dc.description.abstractEsta pesquisa inscreve-se no campo de debate sobre a marginalização dos saberes tradicionais das comunidades indígenas e o impasse na construção de pontes entre diferentes sistemas de conhecimentos. Nesse sentido, objetivou-se analisar os diálogos estabelecidos entre os conhecimentos tradicionais e os conhecimentos científicos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências na Educação Escolar Indígena. Para tanto, identificamos a partir dos discursos curriculares dos professores indígenas, as concepções dos conhecimentos tradicionais e o conhecimento científico, bem como, o lugar destes conhecimentos em suas práticas e os diálogos estabelecidos entres os saberes tradicionais e os conhecimentos científicos no Ensino de Ciências. Dialogamos teoricamente com Souza (2019), Sobreira e Silva (2014) e Nascimento e Medeiros (2019) que tratam de marcadores históricos sobre o conhecimento tradicional e científico. A partir de Mainardes (2006) discutimos os contextos de influência sobre os currículos do Ensino de Ciências e com Orlandi (2020) nos ancoramos para analisar discursivamente os dados desta pesquisa, dados estes construídos a partir de entrevistas semi-estruturadas. Com isso, evidenciou-se as influências da BNCC sobre o currículo específico e diferenciado, assim como explicitou-se, nos discursos docentes, a resistência da educação escolar indígena no âmbito do ensino de ciências frente às prescrições da BNCC.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectConhecimento científicopt_BR
dc.subjectConhecimento tradicionalpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectPovo Xukuru do Ororubápt_BR
dc.titleConhecimento tradicional e conhecimento científico: pontos de partida e pontos de chegada a partir do conhecimento tradicional indígena da comunidade Xukuru do Ororubá.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3551985476489187pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9860576086717875pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-7039-838Xpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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