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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65258
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Maria Angélica da | - |
dc.contributor.author | ALVES, Elen Gabriele Guimaraes | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-21T13:24:53Z | - |
dc.date.available | 2025-08-21T13:24:53Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-20 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Elen Gabriele Guimarães. Conhecimento tradicional e conhecimento científico: Pontos de partida e pontos de chegada a partir do conhecimento tradicional indígena da comunidade Xukuru do Ororubá. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65258 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa inscreve-se no campo de debate sobre a marginalização dos saberes tradicionais das comunidades indígenas e o impasse na construção de pontes entre diferentes sistemas de conhecimentos. Nesse sentido, objetivou-se analisar os diálogos estabelecidos entre os conhecimentos tradicionais e os conhecimentos científicos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências na Educação Escolar Indígena. Para tanto, identificamos a partir dos discursos curriculares dos professores indígenas, as concepções dos conhecimentos tradicionais e o conhecimento científico, bem como, o lugar destes conhecimentos em suas práticas e os diálogos estabelecidos entres os saberes tradicionais e os conhecimentos científicos no Ensino de Ciências. Dialogamos teoricamente com Souza (2019), Sobreira e Silva (2014) e Nascimento e Medeiros (2019) que tratam de marcadores históricos sobre o conhecimento tradicional e científico. A partir de Mainardes (2006) discutimos os contextos de influência sobre os currículos do Ensino de Ciências e com Orlandi (2020) nos ancoramos para analisar discursivamente os dados desta pesquisa, dados estes construídos a partir de entrevistas semi-estruturadas. Com isso, evidenciou-se as influências da BNCC sobre o currículo específico e diferenciado, assim como explicitou-se, nos discursos docentes, a resistência da educação escolar indígena no âmbito do ensino de ciências frente às prescrições da BNCC. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento científico | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento tradicional | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Povo Xukuru do Ororubá | pt_BR |
dc.title | Conhecimento tradicional e conhecimento científico: pontos de partida e pontos de chegada a partir do conhecimento tradicional indígena da comunidade Xukuru do Ororubá. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/3551985476489187 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9860576086717875 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0001-7039-838X | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Elen Gabriele Guimarães Alves - Trabalho de Conclusão de Curso.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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