Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65258

Comparte esta pagina

Título : Conhecimento tradicional e conhecimento científico: pontos de partida e pontos de chegada a partir do conhecimento tradicional indígena da comunidade Xukuru do Ororubá.
Autor : ALVES, Elen Gabriele Guimaraes
Palabras clave : Conhecimento científico; Conhecimento tradicional; Ensino de Ciências; Povo Xukuru do Ororubá
Fecha de publicación : 13-ago-2025
Citación : ALVES, Elen Gabriele Guimarães. Conhecimento tradicional e conhecimento científico: Pontos de partida e pontos de chegada a partir do conhecimento tradicional indígena da comunidade Xukuru do Ororubá.
Resumen : Esta pesquisa inscreve-se no campo de debate sobre a marginalização dos saberes tradicionais das comunidades indígenas e o impasse na construção de pontes entre diferentes sistemas de conhecimentos. Nesse sentido, objetivou-se analisar os diálogos estabelecidos entre os conhecimentos tradicionais e os conhecimentos científicos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências na Educação Escolar Indígena. Para tanto, identificamos a partir dos discursos curriculares dos professores indígenas, as concepções dos conhecimentos tradicionais e o conhecimento científico, bem como, o lugar destes conhecimentos em suas práticas e os diálogos estabelecidos entres os saberes tradicionais e os conhecimentos científicos no Ensino de Ciências. Dialogamos teoricamente com Souza (2019), Sobreira e Silva (2014) e Nascimento e Medeiros (2019) que tratam de marcadores históricos sobre o conhecimento tradicional e científico. A partir de Mainardes (2006) discutimos os contextos de influência sobre os currículos do Ensino de Ciências e com Orlandi (2020) nos ancoramos para analisar discursivamente os dados desta pesquisa, dados estes construídos a partir de entrevistas semi-estruturadas. Com isso, evidenciou-se as influências da BNCC sobre o currículo específico e diferenciado, assim como explicitou-se, nos discursos docentes, a resistência da educação escolar indígena no âmbito do ensino de ciências frente às prescrições da BNCC.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65258
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Elen Gabriele Guimarães Alves - Trabalho de Conclusão de Curso.pdf1,06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons