Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65261

Compartilhe esta página

Título: Evangelismo digital: uma análise bibliométrica na Web of Science
Autor(es): Oliveira, Ana Paula Regis de
Palavras-chave: Evangelismo digital; Evangelização; Bibliometria; Web of Science; Evangelismo de Marca; Mídias Sociais
Data do documento: 8-Ago-2025
Citação: Oliveira, Ana Paula Regis de. Evangelismo digital: uma análise bibliométrica na Web of Science. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente artigo tem como objetivo analisar a produção científica relacionada ao evangelismo digital, por meio de uma análise bibliométrica na base de dados Web of Science. O evangelismo, tradicionalmente vinculado à propagação da fé cristã, especialmente entre evangélicos e católicos, tem encontrado no ambiente digital novas possibilidades de expressão e alcance. Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliométrica, centrada na investigação das publicações sobre o tema. Para a coleta dos dados, realizou-se, em julho de 2025, uma busca na Web of Science via Portal de Periódicos da Capes (acesso CAFe), utilizando uma expressão booleana composta por termos relacionados ao evangelismo e ao meio digital. A busca resultou em 148 registros, que constituíram o corpus da análise. Os dados foram exportados em formato compatível de planilha, organizados com a ferramenta The Vantage Point e analisados com o software VOSviewer, complementados pelo uso do Microsoft Excel® e da própria interface da Web of Science para elaboração de gráficos. Entre os principais resultados, destaca-se que 2025 foi o ano com o maior número de publicações sobre o tema (n=21), sendo o Dr. Purvendu Sharma o autor mais produtivo. As palavras-chave mais frequentes foram brand evangelism (n=23) e evangelization (n=15). Os periódicos com maior número de artigos publicados foram a Revista de Cultura Teológica e o periódico internacional Religions, ambos com sete publicações cada. Os achados reforçam a relevância do evangelismo digital não apenas como fenômeno religioso, mas também como objeto de estudo interdisciplinar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65261
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANA PAULA REGIS DE OLIVEIRA.pdf559,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons