Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65268

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALCEDO, Diego Andres-
dc.contributor.authorARAUJO, Maria Eloiza Pereira de-
dc.date.accessioned2025-08-21T15:10:01Z-
dc.date.available2025-08-21T15:10:01Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.date.submitted2025-08-13-
dc.identifier.citationARAUJO,Maria Eloiza Pereira de. Práticas de Gestão da Informação no Instagram com foco no engajamento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65268-
dc.description.abstractA pesquisa partiu das premissas de que a relevância das mídias sociais no cenário contemporâneo exige mais do que a simples presença online e que certas aplicações sistemáticas de princípios da Gestão e da Ciência da Informação podem transformar a comunicação digital em interações autênticas e sustentáveis. Teve como objetivo explorar as práticas de gestão da informação para o engajamento no Instagram. Caracterizou-se como uma pesquisa exploratória e bibliográfica. Realizou a coleta de dados na Base de Dados em Ciência da Informação, entre os anos de 2024 e 2025, bem como aplicou critérios de recuperação da informação por meio de termos indexadores. O levantamento resultou numa amostra ampla de 11 artigos científicos e foi analisada uma amostra reduzida de 5 artigos científicos. Identificou na análise que o engajamento no Instagram é resultado de um modelo estratégico dual. Por um lado, a construção de uma base de valor através da curadoria de conteúdo, transparência e padronização da comunicação, que estabelece confiança com o público. Por outro, a dinamização dessa base por meio de uma gestão proativa e orientada por dados, utilizando métricas da plataforma para analisar o desempenho, compreender a audiência e refinar continuamente as ações. Concluiu que o engajamento no Instagram não é um resultado eventual, mas uma consequência gerenciável da aplicação de práticas de gestão de informações que permitem evoluir de uma atuação reativa para um planejamento estratégico.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectgestão da informaçãopt_BR
dc.subjectengajamentopt_BR
dc.subjectinstagrampt_BR
dc.subjectmídias sociaispt_BR
dc.subjectredes sociais digitaispt_BR
dc.titlePráticas de Gestão da Informação no Instagram com foco no engajamentopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6871433739604898pt_BR
dc.description.abstractxThe research was based on the premise that the relevance of social media in the contemporary landscape requires more than a simple online presence and that certain systematic applications of Management and Information Science principles can transform digital communication into authentic and sustainable interactions. The objective was to explore information management practices for engagement on Instagram. It was characterized as exploratory and bibliographical research. Data were collected from the Brazilian Information Science Database between 2024 and 2025, and information retrieval criteria were applied using index terms. The survey resulted in a broad sample of 11 scientific articles, and a smaller sample of 5 scientific articles was analyzed. The analysis identified that engagement on Instagram is the result of a dual strategic model. On the one hand, the construction of a value base through content curation, transparency, and standardization of communication, which establishes trust with the audience. On the other hand, the dynamic nature of this base is achieved through proactive, data-driven management, using platform metrics to analyze performance, understand the audience, and continually refine actions. The study concluded that engagement on Instagram is not a one-time outcome, but a manageable consequence of applying information management practices that enable the evolution from reactive action to strategic planning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outrospt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MariaEloizaPereiradeAraujo.pdf497,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons